Ma Petite Jamaica, em Londres

Podemos estar errados, mas acho que não existe um restaurante especializado em comida jamaicana aqui em São Paulo – caso exista, favor dar um oi, vai ser um prazer conhecer. Sorte que quando passamos por Londres tivemos a chance de almoçar em uma casa focada na comida local. Chamado Ma Petite Jamaica, o restaurante fica no coração de Camden, o bairro descoladinho da capital britânica.

E você pode se perguntar: o que seria comida jamaicana? Uma resposta rápida pra você então: comida boa! Feita com influência das gastronomias inglesa e africana, muitos ingredientes leves e naturais são preferidos para fazer os pratos, além de uma boa dose de pimenta e sal. Gostou?

Uma amiga nossa que morava em Londres nos convidou para conhecer um restaurante jamaico em Candem Town. Eu nunca achei que teria que ir até Londres para poder experimentar comida jamaicana. Claro que como qualquer bom curioso, nós topamos conhecer sem dúvida alguma.

A casa é pequena e quase fica escondida no meio de tanta informação que é Candem Town, o bairro é totalmente fora do padrão Londres e é com certeza um passeio bem bacana, principalmente para provar coisas novas. A casa fica por coincidência ao lado de um restaurante brasileiro então eles chamam bastante atenção.

Eu não conhecia absolutamente nada da comida jamaicana então fui pega totalmente de surpresa. Assumo que a comunicação com a atendente assim que chegamos não foi das mais fáceis, assumo que não sei porque, afinal, ela também estava falando inglês. Se não fosse inglês com certeza não conseguiríamos pedir.

Quando olhei o cardápio senti um pouco pedidas afinal não era nada aquilo que conhecíamos. Depois de uma indicação, resolvi pedir o jerk. Atendente não conseguiu muito bem explicar, mas era uma carne de frango meio seca, com um molho especial, junto vinha um arroz com grãos de feijão (totalmente diferente do nosso), uma salada de repolho e banana da terra.

O prato era visivelmente bastante parecido com as nossas comida, porém assumo que nada ali parecia algo que já tinha comido na vida, o tempero, o preparo, os ingredientes, era tudo diferente. Começando pela carne, eu sinceramente ainda não sei o gosto, porque o molho era tão apimentado que simplesmente não sentido o gosto da carne, um ponto ai, assim descobri que eles gostam bastante de pimenta. Os outros acompanhamentos eram bem saborosos, e tinham um tempero bem diferente, mas a pimenta da carne para mim foi incomível.

A casa é muito legal, tem um clima totalmente diferente e uma comida boa. Vale a visita para quem é curioso como nós!

Estávamos viajando e a Na me disse que almoçaríamos em um restaurante típico da Jamaíca. Não era o meu plano, mas ela já tinha combinado com uma amiga que mora na cidade e queria nos apresentar o lugar.

Bem perto do metrô Camden Town, ele fica numa região cheia de outros pubs e restaurantes. O próprio restaurante diz que não é o maior, mas ganha pontos no tempero. Aberto desde 1985, eles se especializam na comida local, para nossa alegria.

Pra quem não fazia muita ideia de como funciona a cozinha jamaicana, a ajuda da moça do atendimento foi fundamental. Dividido entre pratos principais e pratos principais pequenos, ela me sugeriu o Ackee & Saltfish com dumpling fritos (£ 7), que faz parte do segundo grupo.

O tamanho é próprio para que não está com muita fome. O prato não é tão bem servido – ainda mais quando comparamos com o bom e velho estilo brasileiro – mas saboroso. Bem tradicional na cozinha jamaicana, ele é feito com a tal ackee, uma fruta caribenha da mesma família do guaraná, e que lembra a textura da nossa jaca.

Além da fruta, o saltfish fica por conta do bacalhau, das pimentas variadas e do tomate, que dão um ar meio de ovo mexido. O sabor, por outro lado, é bem diferente. Como sal é quase um mantra na cozinha, difícil não sentir o tom do peixe, além, claro, das pimentas.

O prato também traz dois dumplings fritos, que nada mais é que um pãozinho frito. Ele serve mais para comer junto, uma vez que o sabor sozinho quase não existe. Sabe quando você come algum prato com umas boas fatias de pão? Então, mesma coisa aqui!


Ma Petite Jamaica – 4 Inverness Street, Camden Town, Londres, NW1 7HJ; Abre: todo dia; Contato: +44 20 7482 2977; Pagamento: débito, crédito; Faixa de preços: £.
Anúncios

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s