Rock & Sole Plaice, em Londres

Vamos ser honestos. Quando você viaja para a Inglaterra, a gastronomia não é o ponto que vai mais te chamar atenção. Os britânicos não tem uma cultura muito forte com comida – comparando, por exemplo, com os franceses ou italianos. Mas entre um chá da tarde e outro, existem pratos famosos que conquistaram o mundo, e o fish and chips é certamente um deles.

E já que a ideia é buscar o que a cidade tem de melhor, por qual motivo não iríamos no mais antigo e tradicional especializado em Londres? Fundado em 1871, o Rock & Sole Plaice é uma casa de esquina que esbanja estilo e bons peixes fritos. Se você também é daqueles que gosta de jogar uma boa dose de vinagre e sal nas coisas, as próximas linhas são pra suas!

Eu sempre sonhei em ir para Londres, mas nunca tinha nem me ligado que a cidade não é das melhores na categoria comida. Londrino não tem muita paciência para comida, mas eles tem uma vida noturna bastante agitada. O prato inglês mais conhecido é o Fish and Chips, que nada mais é do que um peixe com batata frita.

É uma comida super prática e os ingleses muitas vezes comem andando, em algum lugares você ainda encontra o prato servido em um cone de jornal. Quando chegamos em Londres queríamos experimentar logo, foi quando descobrimos o Rock & Sole Plaice. Assim como o prato, a casa é bem antiga e fica em uma esquina charmosa de uma rua pouco movimentada.

O atendimento é simples e rápido, você escolhe no balcão e paga, e eles te entregam na mesa. Sentamos em uma mesa do lado de fora, porque o clima estava bastante agradável. Quando você olha o cardápio acha que vai ser um cardápio curto, porém a casa oferece o prato com diferentes tipos de peixe.

Assumo que isso é um ponto ruim para mim, porque eu gosto de todos os tipos de peixe e fico sempre muito na dúvida! Mas acabei escolhendo o Cod, mais conhecido com Bacalhau. Isso mesmo, aqui no Brasil temos um costume de come bacalhau salgado ou desfiado, porém o peixe oferece filé saboroso como qualquer outro peixe.

O peixe é empanado de forma perfeita, você não quer nem comer para estragar. O peixe tem um sabor leve e pouco temperado, mas nada que um tempero já no prato não ajude. O molho que é quase um tártaro, mas menos forte e bem saboroso. A batata é boa mas poderia ser mais crocante para combinar bem como o peixe.

Assumo que não foi o melhor fish and chips que já comi, mas de longe não foi o pior, o prato é bom! O restaurante é muito legal e vale com certeza uma visita, super tradicional e londrino.

Depois de um dia cheio de visitas e pontos turísticos pela cidade, na melhor que sentar pra descansar e saborear um bom peixe frito com fritas. Entre tantas opções de casas especializadas na iguaria local, escolhemos a dedo o mais tradicional deles. O site deles até explica que o porão do local era utilizado na Segunda Guerra como depósito de provisões, e hoje é mais um salão cheio de mesas e cadeiras.

Aliás, isso é o que não falta por lá, o que te faz tomar uma difícil decisão logo de cara: pegar uma mesa no interior da casa e ficar observando todos os pontos de história do local, ou preferir uma mesa externa, na calçada, e aproveitar o vento da tarde? Como foi um dia que – pasme – não estava chovendo, acabamos escolhendo o lado de fora.

Da maneira mais britânica possível, o atendimento é funcional. Não espere aquela simpatia típica de povos latinos, mas também nada que vá te destratar. Você vai chegar, escolher a mesa e vão te servir o cardápio.

Falando dele, por mais que fish and chips pareça um prato sem nuances, a casa oferece uma boa variação de peixes fritos – que embora sejam diferentes, na foto tudo fica muito parecido. O nome do restaurante, por exemplo, faz referência a três tipos deles: o rock, o sole e o plaice.

Embora exista diferença entre os peixes – pra ser bem honesto – o sabor não fica tão distante entre eles. Pedi o Large Plaice (£16,50), um dos mais pedidos da casa, e comparando com o bacalhau pedido pela Na, não senti uma diferença enorme no sabor.

Pra fazer justiça, não estou dizendo que o peixe não é bom. Longe disso, ele é bem servido, tem a casquinha crocante e você percebe que o peixe é fresco. Ainda é acompanhado de uma maionese local, e os mais que tradicionais vinagre e sal.


Rock & Sole Plaice – 45-49 Endell St, London WC2H 9AJ; Abre: todo dia; Contato: +44 20 7836 3785; Pagamento: débito, crédito; Faixa de preços: £.
Anúncios

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s