Dalva e Dito, no Jardim Paulista

Fomos em um restaurante do Alex Atala. Nós. É legal quando conseguimos tirar da nossa lista lugares de gente importante. Isso mostra que nem só de hambúrguer vive esse blog, uma vez que tivemos a chance de experimentar algumas das receitas mais conhecidas do restaurante. Fazer uma visita ao Dalva e Dito era algo que já estava previsto, mas nunca com uma data certa. Acabamos unindo o útil ao agradável nesse momento, já que São Paulo está fazendo aniversário, e precisávamos comemorar de alguma maneira.

chapeu-galeria

Dalva e Dito é um dos restaurantes do premiado chefe Alex Atala, infelizmente não é ele que fica no comando da cozinha, mas isso é o de menos. O restaurante serve o que tem de melhor na culinária brasileira e são produtos realmente originais do nosso país. A casa fica no jardins e tem uma fachada um pouco discreta que não chama nem um pouco atenção, porém assim que você entra no salão percebe que a fachada engana muito. O espaço é extremamente agradável, com uma decoração maravilhosa e uma combinação harmônica que faz você se sentir super confortável.

O salão é grande e tem diversas mesas, fomos em um sábado de tarde e as mesas estavam ocupadas mas não estava cheio a ponto de termos que esperar. Sentamos em uma mesa e o garçom nos trouxe o cardápio de drinks e entradas, pedimos para começar uma porção de bolinho de arroz. A porção tinha cerca de 10 bolinhos e eles era pequenos, na mesa já tinha algumas opções de pimentas feitas na casa, todas super saborosas. O bolinho apesar de pequeno era gostoso e você comia vários se ao menos perceber. Nesse momento vimos que a casa tinha uma cerveja brasileira chamada Coruja, a cerveja é maravilhosa e combinou perfeitamente bem com a entrada.

Olhando o cardápio principal notei que seria um pouco difícil escolher sem ficar na dúvida entre várias opções, um garçom veio nos ajudar com dicas dos melhores pratos e aqueles que mais saiam na casa e explicou exatamente como cada prato era preparado. O garçom me convenceu a pedir um prato de carne de sol e mandioca. O prato eram pedaços de carne de sol feita na manteiga de garrada e mandioca rústica, o prato aparenta ser pouco, mas engana, os pedaços de carne são grandes e suculentos, apesar de um pouco salgado, a carne é macia e muito saborosa. A mandioca é um pouco sem graça mas compensa na carne salgada, acaba combinando bem.

Pedimos um arroz carreteiro também como acompanhamento e ele veio muito bem servido e talvez o que mais tenha gostado na casa, extremamente saboroso e cremoso, tudo de bom mesmo. Assumo que quando vi os preços achei um pouco salgado, mas tentei colocar na minha cabeça que a comida valeria a pena e que no final aquele valor seria esquecido pela comida ser tão boa. E realmente isso aconteceu, a comida é fora do comum, vale cada centavo investido.

Lembro da primeira vez que fiquei sabendo da existência do Dalva e Dito. Sabia apenas que era uma nova casa de Alex Atala, talvez o chef brasileiro mais conhecido da atualidade, que servia releituras de pratos tipicamente brasileiros.

Fomos conhecer melhor o restaurante na última semana, e antes de falar mais sobre a experiência, talvez seja importante esclarecer um pouco mais sobre o lugar em si. Estamos falando de um restaurante com uma estrela do guia Michellin, aquele que reúne os melhores lugares do mundo pra comer.

Com isso em mente, espere gastar mais que o normal. Quando chegou à mesa, a conta nos assustou um pouco. Ainda assim, essa é uma experiência que vale a pena, nem que seja pra também riscar da sua lista.

O restaurante, como falei, tem em seu cardápio releituras de pratos típicos brasileiros. Ou como a descrição oficial diz, é inspirado em livros de receitas de mães, avós, tias e sogras. Mas nada de arroz, feijão e bife por aqui. Espere por receitas gourmetizadas e ingredientes não tão utilizados no dia a dia.

Jambu, pequi e tucupi são nomes listados no cardápio que até podem assustar os mais desavisados, mas nada que vá fazer perder o sono. Em geral os pratos harmonizam e chegam bem servidos prontos pra quem está com fome.

Vale dizer que ainda que exista alguma dúvida, ou algum ingrediente desconhecido, o pessoal que trabalha por lá vai te ajudar bastante. Além de conhecer todos os pratos, eles explicam o processo de preparo de cada um, e dizem também sobre cada um dos ingredientes.

Foi assim que decidi meu prato. Estava com dúvidas, claro, e acabei no Porco na lata com purê de batata e pequi (R$ 87). Segundo o garçom, este é um dos mais famosos e com mais saída da casa. Somando isso à detalhada explicação de como o prato é feito, a escolha pareceu meio óbvia.

Antes disso, pedimos uma porção de Bolinhos de Arroz (R$ 24), que ajuda abrir o apetite de qualquer um. Acompanhados de vários tipos de pimentas brasileiras, os bolinhos são bem crocantes e uma boa pedida para quem quer compartilhar alguma coisa antes da comida de verdade realmente chegar.

E quando ela chegou, qualquer teoria sobre pratos com pouca comida caiu por terra. Se o valor do restaurante é alto, certamente a quantidade de alimento servido recompensa.

A carne de porco é bastante saborosa e se desfaz com o garfo. A pouca gordura que acompanha a carne dá um toque a mais no prato, que sem sombra de dúvida te dá vontade de comer até o último pedaço.

O purê talvez seja o ponto de mais discussão. Não achei ruim, mas seu toque levemente adocicado, por causa do pequi, acaba enjoando um pouco depois de algumas garfadas. Mesmo assim, as duas partes do prato combinam muito, e devem ser comidas juntas, ao mesmo tempo.

No geral, o Dalva e Dito é basicamente tudo aquilo que ele se propõe: um restaurante brasileiro fino, que serve de opção para quem está atrás de um jantar mais íntimo, ou até um almoço diferente durante o fim de semana.


Dalva e Dito – Rua Padre João Manuel, 1115 – Jardim Paulista; Abre: todo dia; Contato: 3068-4444; Transporte: ônibus, táxi; Pagamento: débito, crédito; Faixa de preços: $$$.
Anúncios

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s