O melhor de 2016

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Parece que demorou um século, mas 2016 finalmente acabou. Se pra algumas coisas esse não foi o melhor dos anos, no caso dos fast-foods aqui no Brasil até que tivemos um período bem interessante. Não acha? Dá uma lembrada rápida de tudo que aconteceu nos últimos 12 meses por aqui. Na medida do possível muita novidade interessante esteve por essas bandas, para nossa alegria.

Precisa de exemplos? Vamos começar pela maior franquia. Logo no começo de tudo, em fevereiro, o McDonald’s trouxe ao Brasil sua linha de sanduíches requintados, da linha premium. Pode parecer só mais um lanche, mas vamos olhar com mais calma: é uma mudança significativa pra quem tem o costume de vender cheeseburger por R$ 5. E uma reestruturação em seu posicionamento que merece ser relevado.

A pegada é tão forte que até agora já existem três opções no cardápio, o Club House, o Mushroom Dijon e o mais recente, o Crispy Onion Barbecue. E do jeito que a aceitação vem sendo positiva, não devem demorar outros lançamentos em 2017. Vale lembrar que essa linha, a Signature, já existia em outros mercados, em especial na Europa, e chegou estrategicamente ao país. Lá em março conversei com o pessoal do McDonald’s, que deu mais detalhes sobre esse monte de coisa nova.

E como eu disse, 2016 não foi um ano de pouca coisa nova. Se você acompanha a coluna a algum tempo, vai lembrar lá no começo de 2015 quando especulamos sobre algumas redes que poderiam ancorar no país nos meses seguintes. Realmente isso aconteceu, mas com um ano de atraso. A primeira, com toda pompa e circunstância, foi a chegada do Wendy’s.

Não vamos entrar nos méritos da comida, das decisões estratégicas dos responsáveis pela marca aqui no Brasil, ou os valores cobrados. Já fiz isso em uma coluna especial sobre a lanchonete (e até tem uma crítica sobre o restaurante também), e não cabe voltar aos pontos debatidos meses atrás. O que realmente vale é aplaudir, em nome de todos os fãs de fast-food, o esforço em trazer mais uma cadeia famosa por aqui. Mesmo que aos trancos e barrancos, o Wendy’s já está disponível – ao menos aqui em São Paulo – e até que algo aconteça, isso deve continuar assim.

Noutra coluna antiga, também sobre especulações do mercado de fast-food, outro nome foi ventilado: o retorno do TGI Fridays. Restaurante que não deu certo por aqui, a confirmação de uma nova loja – agora com outros responsáveis pela administração – aconteceu logo no final do ano, para alegria de todos os adoradores de sexta-feira. As primeiras lojas, se tudo der certo, devem abrir as portas nos próximos meses, e certamente vamos até lá conferir se dessa vez a coisa vai pra frente.

Uma coisa que parece estar indo bem pra frente é a bandeira do Taco Bell no território brasileiro. De maneira meteórica, a rede americana – representada aqui pelos mesmos donos do Mundo Verde, aquela loja de produtos naturais – anunciou, lançou e fez fila em um dos mais curtos períodos que me lembro. Se a ideia aqui foi chocar, parabéns, pois foi o que aconteceu.

Ainda que com diferenças em relação ao cardápio – quando a gente compara a matriz com as lojas aqui no Brasil – a comida é bem gostosa, se posicionando como uma alternativa no mundo dos fast-food fora da briga dos hambúrgueres. Hoje já existe uma penca de lojas em São Paulo, e o plano é de chegar até 25 unidades no estado. Pela velocidade da operação, não devemos demorar muito até isso acontecer.

Enquanto a meta não é batida, podemos ver, agora com exemplos, como 2016 foi um bom ano para o mundo dos fast-foods. E isso nos faz refletir, e pensar, como será 2017? Ainda mais novidades? Alguns tiros no pé? Quem sabe, finalmente, o retorno do Arby’s? Por favor…

 


Fast&Food é escrita por Raphael Diegues, editor do Comida pra Casal, que aborda novidades e dúvidas dos consumidores a respeito das redes de comida rápida espalhadas pela cidade.

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