Fim de ano na praia

E mais um dezembro chegou, mais um ano que chega ao fim. Nesse momento começam as lembranças do ano que passou, as promessas que não foram cumpridas, as dificuldades e alegrias e – o mais importante –  as ceias de Natal e Ano Novo! Porque, afinal, a gente está aqui para falar de comida, né?

Comida + fim de ano, em geral, resulta em peru, pernil, arroz com passas (ou sem, por favor), frutas secas, bacalhau, rabanada, panetone…. Mas, como o assunto aqui é de praia, fui atrás de alguns costumes para ceias tipicamente litorâneas. Nessa época do ano o calor no Brasil é muito forte, então comidas mais leves e frescas combinam super bem.

Aqui em casa, o rei das festas é sempre o camarão. Empanado, em creme, em salada… pode ser de qualquer jeito, mas camarão não pode faltar. Se a ideia é fazer algo diferente e mais refrescante, uma salada de camarão com kani é uma ótima pedida e que pode ser completada com o que quiser: batata, cenoura ralada, ervilhas ou croutons para dar volume e somar ao sabor.

Procurando em outras regiões, um prato que me deixou muito curiosa foi o Pirarucu de Casaca, típico de Manaus (lá não tem mar, mas tem praia de rio!). Esse prato consiste numa combinação de farinha de mandioca, pirarucu, banana-da-terra e muitas outras coisas boas que me deixaram com água na boca para experimentar. Também é uma dica interessante para acompanhar os pratos típicos de Natal e Ano Novo. Já do Rio Grande do Sul para a ceia de Ano Novo recebi a dica de incluir o peixe também em uma salada e acompanhar de água de coco e frutas frescas. Isso tudo pensando em aproveitar as energias boas vindas do mar para começar o ano.

Peixes assados, ensopados ou na grelha, saladas frescas que levem frutos do mar, também acompanhaoas de água de côco, sucos naturais e champanhe bem gelada são pedidas certeiras para acertar o paladar, a temperatura e a festa em família. Uma mesa bem decorada com flores, frutas frescas e muito brilho completam o cenário e trazem mais alegria para qualquer casa.

Escolha sua melhor roupa, seu prato preferido e aproveite esse final de ano com as pessoas queridas reunidas com boa comida praiana. Se puder passar a virada de ano em alguma praia, eu indico. A energia é incomparável! Um Feliz Natal a todos e um Novo ano com muitas realizações e, claro…Boa praia!


Papo de Praia é escrita por Beatriz Franco, colunista do Comida pra Casal sobre a principal preferência do paulistano durante os feriados: praia. Com o objetivo de provar que se come muito bem perto do mar, a coluna vai abordar todo tipo de relato interessante, na visão de uma caiçara.

Anúncios

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s