Com quantas receitas se faz um bom marisco?

Faltam 46 dias para o início do verão! Mas quem está contando, não é mesmo? Sendo assim, nessa fase da primavera em que o tempo não sabe se esquenta ou esfria, começa a surgir aquela vontade de uma comida mais fresquinha, uma lembrança da brisa do mar e dá até mais criatividade para buscar receitas novas. Pensando nisso, o tema de hoje é pra acabar com o tédio e pensar em várias opções com um saboroso ingrediente dos mares: o marisco ou mexilhão!

Mariscada, vinagrete de marisco, lambe-lambe, arroz de marisco, moqueca de marisco. Dá pra fazer praticamente tudo com esse fruto do mar. Mas antes, alguns cuidados essenciais! Qualquer fruto do mar precisa de muita atenção ao local onde se compra ou se come. Quando mal armazenados, eles têm muito mais chances de causar doenças e infecções alimentares do que outros tipos de comida. No caso do marisco, a limpeza é muito importante para retirar toda a areia que fica dentro da concha. Portanto, antes de se acabar com aquela mariscada, atenção à cor, ao cheiro e à consistência deles, ok?

Falando sobre cor, você já deve ter reparado que em alguns pratos uns mariscos são mais claros e outros mais avermelhados. Não pense que é porque um está estragado e o outro não. Isso acontece porque o marisco macho é de uma cor mais clara, leitosa, enquanto a fêmea é avermelhada como um tijolo. Pode ser coisa da minha cabeça, mas eu tenho a impressão de que as vermelhinhas são sempre mais saborosas.

Eu sou a doida do ensopado! Adoro um peixe ensopado, uma bela moqueca e comidas com bastante caldo. Por isso, essa é a primeira sugestão, a moqueca de marisco. Molho de tomate, leite de coco e ainda junte umas lulas pra completar e é só alegria. Já se a preferência for por mais frescor no verão, o vinagrete de marisco também é perfeito e super fácil de fazer. Sabe aquele molho vinagrete de churrasco? Pode fazer igual colocando os mexilhões ali no molho. Deixe algumas horas na geladeira pra apurar e se deliciar. Fica ótimo acompanhando um pãozinho em rodelas.

E não dá pra falar de marisco sem pensar no mais famoso prato: o lambe-lambe. Nesse prato, o marisco é cozido ainda com a casca junto com arroz e bastante tempero. O certo é deixar o arroz entrar nas conchas e se misturar com o sabor da carne. Na hora de comer, você descobre o motivo do nome. O lambe-lambe deve ser comido com as mãos e você vai literalmente lambendo as conchas para retirar o arroz e a carne bem temperados. Não tem elegância e etiqueta que resista a esse sabor.

Com o marisco não tem tempo ruim nem tédio na cozinha. As opções são muitas e só cabe a você escolher a preferida e aproveitar. Agora, faltam alguns minutos a menos para a chegada do verão. Já separou sua melhor roupa de banho? Bom apetite e boa praia!


Papo de Praia é escrita por Beatriz Franco, colunista do Comida pra Casal sobre a principal preferência do paulistano durante os feriados: praia. Com o objetivo de provar que se come muito bem perto do mar, a coluna vai abordar todo tipo de relato interessante, na visão de uma caiçara.

Anúncios

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s