Officina del Gelato, em Copacabana

Mas é bonita essa Copacabana, é bonita, é bonita demais, já dizia Nelson Gonçalves. Tem como não visitar o Rio de Janeiro e se apaixonar pelo tradicional bairro da Zona Sul, que guarda as melhores ruas, praias, lojas, e claro, restaurantes? Estivemos recentemente em um fim de semana super corrido na Cidade Maravilhosa, e por mais que trazer sugestões para o blog não estivesse em nossos planos, fica difícil quando você experimenta tantas coisas boas, não é? Pra comemorar essa semana teremos duas visitas, com uma opção de sobremesa e outra de jantar. Vamos começar com a Officina del Gelato?

Nós tivemos o imenso prazer de visitar o Rio de Janeiro recentemente, e durante nossa pequena visita ficamos hospedados em Copacabana. Por ser o bairro mais famoso da cidade, resolvemos passear pelas ruas de lá, e conhecer de perto o que ela tem de melhor pra oferecer. E mesmo sem planejar, acabamos escolhendo alguns lugares pra sugerir pra vocês aqui.

O bairro de Copacabana tem diversos restaurantes que podem ser facilmente visitados e, ao contrário de Ipanema, são restaurantes acessíveis. Em nossas andadas descobrimos o Officina del Gelato, uma sorveteira super carismática que se destaca por ter um design moderno em meio aos prédios velhos do bairro. Estávamos passando pela Nossa Senhora de Copacabana, uma das mais importantes, se não a mais importante do bairro, e foi impossível não entrar com todo aquela temperatura alta e sorvetes disponíveis lá dentro.

Tudo bem, o atendimento dos cariocas não tem uma fama de ser muito boa, mas esse estigma passou longe na sorveteria. Fomos super bem atendidos, conseguindo experimentar todos os sabores desejados antes de fazer uma escolha. Talvez tenha sido o horário, já que a sorveteria estava vazia, mas tivemos uma calma maior que o normal para tomar a difícil decisão, dentre tantos sabores bons. A casa oferece opções bem diferentes do comum, e isso chamou muito a nossa atenção, eram opções realmente muito interessantes ainda mais em um dia de calor no Rio de Janeiro.

Mesmo com as variações mais inovadoras, que acabei deixando para o Rapha, preferi sabores mais tradicionais: Nutella e Morango. Não sei, acho que poderia ter escolhido alguma das opções de chocolate, mas o de creme de avelã me pegou mais pela imagem dele. Na real, achei gostoso, mas nada incrível. É um sabor que você pode encontrar em diversas sorveterias, e por aqui não tem um diferencial próprio. Mas como disse, ele não é ruim. Já o de morango, que coisa deliciosa. Feito a base da fruta, o sorvete é bastante refrescante, perfeito para os dias quentes do Rio. Acabei não botando muita fé nele, mas foi o que mais se destacou.

Por ironia do destino, estive no Rio de Janeiro um mês antes dessa nossa visita, e passei rapidamente pela frente dessa charmosa sorveteria na Nossa Senhora de Copacabana. No momento não consegui entrar, mas foi impossível não reparar na entrada única, cheia de lâmpadas amarelas arredondadas na entrada, formando uma espécie de efeito bokeh que faz qualquer um olhar. Junto da Na, conseguimos entrar e nos maravilhar com a deliciosa casinha, cheia de poltronas de couro e ambiente agradável, ótimo para o calor absurdo que faz no Rio normalmente.

Além dos gelatos de massa, bem comuns aqui em São Paulo, a sorveteria oferece uma porção de picolés diversos, que pareciam absurdamente gostosos, ao menos pra quem olha pela vitrine. Mas como o plano era experimentar uma grande quantidade de sorvetes, preferimos seguir na segura opção do potinho com três sabores. Os preços são um pouco mais altos quando comparados com os de São Paulo: R$ 15 no médio, R$ 18 no grande. Mesmo com essa diferença, os detalhes fazem valer a pena.

O cardápio é rotativo, com diferentes sabores a cada semana. No dia da nossa visita as opções eram bem variadas, alguns com base de fruta, outros de chocolate e outros também de creme. E isso, claro, dificulta a nossa escolha. Acabei experimentando vários, e escolhendo os que achei mais singulares da casa, com sua própria assinatura: Crema del Principe, Iogurte com Mel e Nozes, e Doce de Leite (porque ninguém é de ferro).

Vamos começar pelo último. Gostoso e cremoso, com um toque forte do açúcar. Pedida segura para quem gosta dessa sobremesa, mas poderia ter escolhido outro, já que as combinações próprias são várias. Sorte que optei por outras duas receitas internas, e que acabam se destacando. A começar pelo tal creme do príncipe. Feito com ovos, baunilha, raspas de limão siciliano, laranja e uma leve infusão de canela, a mistura é uma verdadeira festa de sabores dentro da sua boca. Os tons cítricos conseguem se sobressair bastante, assim como uma pitada de canela ao fundo. Sem dúvida uma ótima escolha para qualquer um.

Por sua vez, o sorvete de iogurte com mel e nozes tem menos ingredientes, mas não menos sabor. A base do sorvete é mais simples, claro, mas o sabor adocicado do mel, além dos fartos pedaços de nozes dão toda a diferença, e crocância necessária para transformar essa em uma pedida certa para os dias quentes do Rio. Se planeja visitar a cidade nas próximas semanas, você deve colocar essa paradinha na lista. E caso você more no Rio – primeiro seja bem-vindo – corre agora mesmo até lá.


Officina del Gelato – Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 903 – Copacabana; Contato: 21 3256-4481; Transporte: metrô, ônibus, táxi; Pagamento: débito, crédito, vr; Faixa de preços: $.
Anúncios

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s