O que esperar do Taco Bell no Brasil?

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Muito se falou dias atrás sobre a novidade mais legal do ano no mundo dos fast-foods: finalmente o Taco Bell vai chegar ao Brasil! Foram anos de especulação sobre uma possível chegada, mas a confirmação aconteceu só agora. O mais importante disso, pra maioria que não faz ideia de como funciona essa rede de restaurantes, é o que esperar do Taco Bell no país.

Seria mais uma lanchonete rápida com diferentes tipos de hambúrguer, fritas e aqueles combos que estamos acostumados? Não. Muito pelo contrário. A pegada da empresa é vender comida mexicana. Especialmente burritos, quesadillas e, claro, tacos. Aliás, o nome surgiu pela junção da iguaria latina e o nome de seu fundador: Glen Bell. Tudo começou em 1962, lá nos Estados Unidos, quando uma singela visita ao McDonald’s – sempre ele – serviu de inspiração para começar um dos mais tradicionais nomes neste mercado.

A chegada da rede ao Brasil parece bastante interessante, claro, mas é necessário entender as barreiras culturais iniciais, que sim, são diferentes dos norte-americanos. Por mais que a lista de concorrência entre os fast-foods seja longa, eles vendem basicamente a mesma coisa. Pela primeira vez teremos um jogador totalmente novo nesta partida, um que não tem nenhum sanduíche com pão e carne em seu cardápio.

Por outro lado, a culinária mexicana, especialmente o tex-mex, faz bastante sucesso no Brasil. Desta maneira, essas barreiras não parecem tão altas para o grupo de investidores que vai se arriscar por essas bandas. Muito pelo contrário. Sendo bem conduzido, o negócio parece ter tudo pra dar certo. Mas pra isso acontecer, precisamos levar essa análise para um âmbito mais gastronômico, e responder as dúvidas: como será o cardápio deles, e qual será o preço?

Tacos. De todos os tipos, tamanhos e recheios. Pra quem não é familiarizado, taco é um disco feito de milho, que serve como suporte para colocar o que a pessoa bem entender internamente. Os recheios mais comuns são os três tipos de carne – bovino, frango e porco – além de molhos e vegetais. E um diferencial interessante é a possibilidade de personalizar seu lanche. Dá pra escolher quais ingredientes colocar e quais deixar fora. Bem parecido com o Subway.

Outros pratos também fazem parte do cardápio, de maneira semelhante: você escolhe os ingredientes e pronto. Feijão, bacon, arroz e tomate são alguns bem comuns encontrados no Taco Bell, e dada a familiaridade deles com o paladar brasileira, não deve mudar muito por aqui.

Parece muita coisa, e muita coisa cara. Mas não. O Taco Bell é conhecido nos Estados Unidos por seu preço camarada. Quando comi lá pela primeira vez não gastei nem uma dúzia de dólares, e acabei com muita, mas muita comida na bandeja. Os burritos, por exemplo, não passam de quatro dólares cada, para um tamanho bastante generoso.

Entretanto, um ponto que pode ser um fator de sucesso é o já conhecido ‘cardápio econômico’. Sabe aqueles preços mais baixos, que se encontra hoje no McDonald’s e Burger King? Então, por lá o Taco Bell oferece uma lista interessante de produtos por até um dólar. Se algo parecido com isso chegar até o Brasil, meio caminho para o sucesso já está percorrido. O outro, claro, é trabalhar com valores justos no cardápio inteiro, algo que já foi ventilador durante as primeiras entrevistas oficiais. A previsão é entrar com preços, em média, 20% mais baratos que a concorrência. Será? Estamos todos ansiosos.


Fast&Food é escrita por Raphael Diegues, editor do Comida pra Casal, que aborda novidades e dúvidas dos consumidores a respeito das redes de comida rápida espalhadas pela cidade.

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