Salada no frio também pode!

Eu sei, está frio! Se vocês de São Paulo estão sofrendo, imagine eu, caiçara desacostumada com qualquer temperatura abaixo de 20 graus. Ainda assim, o tema de hoje será que lembra calor: salada. Infelizmente, não dá pra passar todos os meses de frio só com fondues, massas e coisas calóricas. Além disso, essa é a época em que as verduras e legumes estão mais bonitos e saem as melhores saladas. Vamos aproveitar!

Mas, não estou falando daquela saladinha meia boca de alface e tomate. Aqui a coisa é caprichada. Já que o papo é de praia, vamos usar os ingredientes locais para montar esses pratos. Um que é muito encontrado aqui no litoral paulista e que muda completamente o sabor de um prato é o palmito. O pupunha e o juçara costumam ser os mais saborosos e combinam muito bem com alface, tomate cereja, cenoura e cebola. Além do sabor, o palmito também tem baixa caloria e tem muito potássio que ajuda a controlar a pressão arterial. Só alegria!

Quer algo ainda mais litorâneo? Saladas com frutos do mar. Experimente grelhar uns camarões e jogar junto com uma salada simples de folhas, tomate (adoro tomate!) e legumes. Acompanhe com uns alhos fritos por cima e já tem uma refeição deliciosa. Os benefícios do camarão? Fonte de vitamina D, ômega-3 e baixo teor de gordura. Não preciso nem comentar o sabor, né?

Agora, se você quer fugir um pouco das folhas, outras opções são os próprios frutos do mar à vinagrete. Marisco, lula e polvo ficam maravilhosos geladinhos com um belo vinagrete com cebola. É uma entrada gostosa, bonita e elegante.

Os temperos de todas essas saladas podem ser básicos – sal, limão, vinagre, azeite – ou molhinhos caseiros de iogurte com ervas. O maior segredo é: quanto mais colorida melhor! Misture o que gosta, pique de formas diferentes, decore com ervas, sementes grelhadas, coloque em uma bela travessa e espere os elogios. Ah, e manda uma foto pra gente também! Boa praia, mesmo com frio!


Papo de Praia é escrita por Beatriz Franco, colunista do Comida pra Casal sobre a principal preferência do paulistano durante os feriados: praia. Com o objetivo de provar que se come muito bem perto do mar, a coluna vai abordar todo tipo de relato interessante, na visão de uma caiçara.

Anúncios

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s