Diga-me uma praia que eu te digo qual peixe comer

Semana Santa, comida caiçara… não foi muito difícil escolher o tema da coluna dessa semana: peixe! Mas, vamos fugir da tradicional isca de peixe e nos distanciar um pouco da areia para chegar aos restaurantes caiçaras e conhecer um pouco mais da cultura pela culinária do nosso litoral. Afinal, o verão acabou, mas ainda tem muita comida boa para experimentar pelas praias.

Como estou em Santos, preciso começar puxando a sardinha (ai, esses trocadilhos!) pro meu lado e falando da famosa Meca Santista. Desde 2004, este foi o eleito para ser o prato oficial da cidade. Uma pesquisa feita entre o moradores e turistas escolheu os três ingredientes preferidos da região: meca, banana e palmito pupunha. A partir daí, alunos e professores do curso de gastronomia da Universidade Católica de Santos criaram o prato que consiste em filés de meca grelhados, acompanhados de farofa de banana e risoto de pupunha. Apesar de ser suspeita, vou afirmar que é muito bom! Vários restaurantes da cidade oferecem e é uma excelente pedida para quem quer apreciar um pedaço da culinária regional.

160326-01

Subindo um pouco pelo litoral chegamos ao Rio de janeiro e temos um prato que pode não parecer muito de litoral ou de uma cidade tão quente como a carioca: a Sopa Leão Veloso. Qualquer guia gastronômico que se preze inclui esse como um dos pratos mais típicos da cidade. A sopa foi criada pelo diplomata brasileiro Paulo Leão Veloso que representou o Brasil na França e conheceu uma sopa típica de lá chamada Bouillabaisse, feita pelos pescadores do Porto de Marselha. De volta ao Brasil, Leão Veloso fez algumas adaptações utilizando cabeça de cherne e de camarões, além de frutos do mar, tomates, coentro e alho-poró. Alguns restaurantes na cidade servem o prato com variações usando badejo ou garoupa. É uma boa opção agora que começou o outono e em breve chega o frio carioca de 25 graus (risos!).

160326-02

Continuamos nosso caminho pelas praias nacionais chegando ao Espírito Santo e de lá não há outra escolha a não ser falar sobre a Moqueca Capixaba. O prato que gera polêmica com os vizinhos baianos e que levou à frase característica: “moqueca, só capixaba, o resto é peixada”! Sem desmerecer nenhuma das regiões, os pratos são diferentes devido à ausência de azeite de dendê e leite de coco na versão capixaba e que não podem faltar na baiana. O dourado e o badejo normalmente são os peixes mais comuns utilizados no prato, mas o cação também tem sido uma opção por ser mais em conta. O importante e que traz todo um toque especial à moqueca capixaba é o uso do peixe bem fresco, o urucum para dar a coloração avermelhada e o cozimento feito em panela de barro. Na dúvida de qual versão é melhor, experimente as duas e chegue à sua conclusão.

160326-03

Alcançando um dos pontos mais altos do litoral chegamos ao nordeste e à famosa Peixada Cearense com Pirão. Com uma combinação de influência portuguesa e indígena, a receita autêntica leva peixe recém-pescado, pimenta, colorau, legumes e ovos cozidos. O pirão feito com base no caldo de peixe engrossado com farinha de mandioca completa essa maravilha nordestina imperdível.

160326-04

Depois desse passeio pelo Brasil, você já tem várias opções para aproveitar essa semana santa e para anotar nas suas dicas de viagens. Não é porque o verão acabou que você precisa desistir de aproveitar o litoral. Boa praia e Boa Páscoa!


Papo de Praia é escrita por Beatriz Franco, colunista do Comida pra Casal sobre a principal preferência do paulistano durante os feriados: praia. Com o objetivo de provar que se come muito bem perto do mar, a coluna vai abordar todo tipo de relato interessante, na visão de uma caiçara.

Anúncios

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s