Bologna, na Consolação

Um estabelecimento com quase 100 anos de idade. Como nós poderíamos pensar em falar sobre um lugar desse? E se a experiência não fosse boa? Deveríamos falar mal da comida, ou do atendimento, esquecendo toda a tradição do local? Basicamente, sim. Sorte a nossa que nada disso aconteceu, e só de lembrar a comida do Bologna a vontade de voltar fala mais alto. Uma mistura de tudo, com pães, sorvetes, café da manhã, pizzaria, massas e uma vastidão para o almoço, o restaurante é uma pedida certa pra quem procura comida boa na Consolação. Ou em qualquer lugar de São Paulo. Não conhece ainda? Então leia as linhas abaixo e corre pra lá ainda hoje.

chapeu-galeria

O que dizer de um estabelecimento aberto em 1925 e que até hoje faz sucesso entre os paulistanos? Lembro no começo do ano, quando planejei com a Na as visitas do primeiro trimestre do ano, e já estava só no aguardo de chegar a vez do Bologna. Semanas e semanas depois finalmente pudemos conhecer por dentro essa tradicional rotisseria que fica na boa e velha Augusta. Depois dos inferninhos, dos bares e da muvuca geral, bem ao lado do parque, fica uma casa na esquina que é referência pra quem está com fome no meio da noite.

Com um jeitão bem de restaurante antigo, a mistura de lanchonete, pizzaria, restaurante, rotisseria e padaria tem tudo pra agradar todos os tipos. Sua decoração antiga, bem ao estilo daqueles dinners americanos, pode te deixar por horas e horas em uma das confortáveis cadeiras depois de um prato bem servido. Experiência própria. Se fosse por mim não teria levantado ainda de lá. Mas a vida tinha que continuar.

Sobre o cardápio, ele é bastante extenso, e vai ter basicamente tudo que você estiver procurando. Está com vontade de uma salada? Tem uma página só delas. Vai que a pedida é uma polenta cremosa. Também tem seu espaço. Café da manhã no meio da tarde? Adivinha? E quem quer apenas almoçar, como um casal qualquer? Era nossa intenção, que foi muito bem atingida, obrigado. Na parte das massas achei um Ravioli de Carne à la Rossini (R$ 40,90). Que escolha acertada. Todos os pratos com molho branco pareciam bons no cardápio, por conta do gratinado, e não poderia ter optado por algo melhor.

O molho, feito com alho, cebola e ricota (e outros ingredientes também), tem um gosto único e cremoso. Com sabor forte de queijo, peculiar da ricota, o prato é bem agradável, pois a massa leve não te deixa muito estufado. E o recheio? Deliciosamente composta por carne desfiada. Certeza que poderia comer mais um prato desses, só de imagina. Ainda que o preço seja um pouco alto, levando em conta de estarmos em uma padaria, nada pode estragar uma visita ao local. Muito mais sabendo que em breve a casa, quase centenária, vai virar 24 horas.

São 91 anos presentes na cidade e em uma localização extremamente boa, na Rua Augusta no final dela pertinho do centro, e não tem como não notar um espaço em plena rua que é sempre muito movimentada. Por fora, apesar do amplo espaço, ele é discreto na decoração, já por dentro é que realmente impressiona, o espaço é imenso e são tantas informações que você não sabe para onde olhar. É padaria, sorveteria, rotisseria e restaurante, e todas as opções são muito interessantes.

A decoração do ambiente é incrível, parece que nada mudou desde 1925 é um ambiente antigo e super bem conservado, de verdade eu fiquei muito admirada com ambiente. Logo que entramos arrumamos uma mesa confortável perto das amplas janela que dão uma ótima visão da rua. O primeiro garçom que veio nos atender não foi a pessoa mais simpático, mesmo assim ele foi prestativo e conseguimos pedir os pratos com facilidade. O cardápio da casa é o mais diverso, são muitas opções de lanches e pratos, são muitas opções mesmo e todas as variedades que chamam muita atenção.

Acabei escolhendo uma massa principalmente por acreditar que lá era um lugar super indicado para massas, afinal é também uma rotisseria. Entre as boas opções, acabei escolhendo o nhoque com calabresa, era a massa de nhoque comum, com molho vermelho com pedaços de calabresa. A massa foi uma coisa incrível de descrever tamanho a qualidade da massa, que mesmo sendo um nhoque era extremamente leve de verdade acho que nunca comi uma massa são fresca como a que comi no Bologna.

Para melhorar ainda mais o prato, o molho de tomate da casa é extremamente bem feito e saboroso, não é nem um pouco ácido como acontecem em alguns casos, ele também vem com grandes pedaços de tomate que fazem o prato ainda mais incrível, que combina perfeitamente com a calabresa que vem em porções ideias para não deixar nada muito pesado. Depois de tudo, o que eu mais gostei da casa foi o pão que veio antes do prato, era uma especie de pão italiano só que mais mole, acho que foi o melhor pão que já comi na vida, voltarei para explorar ainda mais a parte da padaria.


Bologna – Rua Augusta, 379 – Consolação; Contato: 3256-6370; Transporte: ônibus, táxi; Pagamento: débito, crédito, vr; Faixa de preços: $.
Anúncios

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s