Sonheria Dulca, no Jardim Paulista

Quem não gosta de sonho, não é mesmo? Uma massa gostosa e macia, quentinha e polvilhada com açúcar fino, e recheada com muito creme. É sucesso em todas as padarias da cidade, há tanto tempo, que você provavelmente deve imaginar que sua origem está ligada com as padarias portuguesas. E isso é meio certo e errado, uma vez que elas se popularizaram com as padarias, mas sua origem está em outro país europeu: a Alemanha. As bolas de Berlim, nome original do doce, tem suas adaptações em cada canto do mundo, e no Brasil, como não poderia de ser, além do creme de baunilha, já apareceram versões de doce de leite e goiabada. Mas e se um lugar se especializasse apenas nesse doce, o que aconteceria? Bem, a Sonheria Dulca existe, e fomos lá pra conhecer tudo de perto.

Lembro de quando era bem pequeno e minha vó trazia da padaria um ou outro sonho para comer. Naquela época não existia muita diferenciação, se não o famoso recheio de baunilha. Esse é o mais comum por essas bandas, e por isso foi minha primeira escolha ao chegar na Sonheria Dulca. O salão da casa é bem delicado, com seus móveis brancos e decoração que lembra uma versão moderna de uma doceria tradicional.

Uma casa especializada em sonhos faz muito sentido, ainda mais em tempos onde vários outros doces simples foram gourmetizados. Quem nunca viu um churros por dez vezes seu preço que atire a primeira pedra. Ao menos aqui a produção não é feita por um entusiasta que encontrou a oportunidade pra ganhar algum dinheiro. Por trás da Sonheria está a tradicional doceria Dulca, que merece uma visita futura por si só.

Mesmo assim, vale dizer: cobrar R$ 10 por cada sonho é um pouco fora da realidade. Entendo estamos no Jardim Paulista e tudo mais, mas estamos falando de um doce simples e de ingredientes simples. Tirando o fator valor, a bola de Berlim brasileira é bastante boa. Você pode escolher entre vários sabores, desde o mais tradicional até alguns recheios que nunca pensei na combinação. Como disse, meu primeiro foi o de Baunilha, pra me deparar com uma massa bem macia e doce, junto de um creme em temperatura ambiente com algumas notas de baunilha. Não é muito forte, e agrada bastante, especialmente quando acompanhado de uma xícara de café.

Minha segunda escolha, como rege a tradição, foi um de Doce de Leite, pra encontrar a perfeição em forma de doce após a primeira mordida. Super recheado (aliás, todos são), o doce de leite utilizado é muito bom, e até que não enjoa tanto após duas ou três mordidas. Da mesma maneira, combina muito com uma bebida quente, em dias mais frios. Quando não for o caso, pode ir nele sozinho sem medo de ser feliz.

Sonho é um doce comum, principalmente para quem gosta muito de ir na padaria, e também é um doce bem fácil de se fazer. Não tem muito o que inventar na massa mas no recheio sim, não sei porque as pessoas só fazem sonho com recheio de baunilha, talvez seja por isso que nunca gostei muito, mas na Sonheria tudo isso é diferente.

Como vocês podem imagina a Sonheria é uma casa onde só se vendem sonhos, e não são apenas os sonhos tradicionais, são 7 recheios diferentes de sonho. Eles são : tradicional, brigadeiro, doce de leite, gianduia, geleia de goiaba, pistache e coco. É realmente tentador pedir apenas um sabor, a vontade foi grande, mas me contive e peguei apenas o com recheio de brigadeiro.

O sonho de brigadeiro é ainda melhor do que imaginei que seria, o chocolate por dentro é realmente brigadeiro e não uma imitação, o recheio fica incrivelmente bom por isso, você sente que acabaram de fazer o brigadeiro para rechear o seu sonho. A massa também não fica muito diferente disso, ela é bem fresca e macia, dá aquela sensação de que ela acabou de sair do forno. O doce é quase perfeito e realmente queria comer mais sabores, mas o que me fez mudar de ideia foi o preço. São R$10 por cada sonho, é um valor BEM alto se você levar em consideração o tamanho do sonho.

Isso realmente me deixou um pouco frustada, mas com certeza eu indicaria a casa. Vale a pena visitar se você gosta de comer um sonho bem fresquinho, que seja apenas uma vez. A casa é pequena, mas tem um jardim do lado de fora que dá um charme e dá vontade de sentar ali por um tempo. Na verdade todo o ambiente faz com que você queira ficar lá, as poucas funcionarias que estavam no local nos trataram com muita atenção e simpatia, mesmo sendo dia de semana, tarde e os únicos clientes presentes, isso faz a diferença.


Sonheria Dulca – Rua Bela Cintra, 2023 – Jardim Paulista; Contato: 2613-4412; Transporte: metrô, ônibus, táxi; Pagamento: débito, crédito, vr; Faixa de preços: $.
Anúncios

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s