Sirva bem sua cerveja

coluna-temumaale-2015

Acabei de voltar de um bar que supostamente serve chopes diferenciados na cidade em que vivi durante um bom tempo da minha vida. A carta deles inclui chopes Weizen, Kolsch, Pilsen e Dunkel – e até um natural que eu não entendi muito bem do que se trata. Até aí o quadro é bom, parece que tive uma boa noite de cerveja e curtição. Mas (e é obvio que teria um “mas”) não foi bem assim.

Chopes bem dentro do comum e mal servidos – nem comento que o Kolsch veio bem chocho, sem espuma. Ops, comentei… E por mais que a ideia já estivesse nos planos, decidi fazer um texto “aula” – e coloco entre aspas pois não me considero um professor – sobre como servir uma cerveja, seja qual for seu estilo. Obvio que não poderia deixar de estar tomando uma cerveja boa e bem servida, mas falo disso mais tarde. É importante começar dizendo que diferentemente da degustação, o modo de servir uma cerveja tem seu jeito certo e definido – que é explicado pela ciência – sem aberturas para pessoalidades. No fim, essa abertura vai ser uma extensão do texto da
To øl Sesson, em que eu dei uma apresentação sobre os diferentes tipos de copo.

Eu considero bastante importante saber servir uma cerveja, já que sigo o pensamento do texto em que falei sobre experiências que me fazem beber cerveja. Assim, quanto melhor for a sensação de tomar aquela tal cerveja, mais a experiência terá sido importante. Vamos ao que interessa.

Cada estilo tem seu jeito específico de ser servido – assim como seu copo próprio. Então não é só tombar o copo 45 graus que você terá uma cerveja bem servida. Outra coisa nada a ver é congelar o copo antes de servir: Não faz sentido! O gelo do copo vai derreter e tudo o que acrescenta na sua bebida é mais água, e não frescor. Nessa mesma linha: estupidamente gelada é exatamente isso, estúpido. Abaixo de zero graus Celsius existem muitos sabores da cerveja que não são identificados pela língua – se seu objetivo for servir uma Bohemia ou uma Proibida, aí já não tem sabor mesmo, pode ser no zero absoluto.

Por exemplo a espuma. Em alguns casos, o aroma da cerveja é um ponto forte – como em ales belgas ou IPAs – e a espuma ajuda o olfato a sentir esses diferentes aromas. Então é recomendado “despejar” a cerveja no copo, sem se preocupar com os 45 graus. Em contrapartida, alguns estilos deixam tudo para a refrescância e sabor do líquido em si – como pilseners e stouts – pedindo que seja servida com muita calma para que a espuma não atrapalhe.  As Weiss, por serem feitas com malte de trigo, deixam resíduos no fundo da garrafa, então é obrigatório que antes de servir toda a cerveja, se balance o restinho com o objetivo de misturar os resíduos e não deixar que caiam no copo.

Pode parecer bobeira, mas não é. Cada estilo tem sua temperatura ideal, não dá para brigar com isso. Pilseners, Lagers e Weissbiers aceitam temperaturas entre 0 e 7 graus Celcius; Porters e Stouts entre 5 e 10; Ales, com temperaturas mais altas, entre 12 e 16 graus e assim por diante – até estilos mais desconhecidos que podem ser tomados “quentes”, como temperatura ambiente ou até mais.

Me preocupo de o texto ficar cansativo, e sei que muito grande cansa. Mas eu me empolgo mesmo e não quero nem saber. Reforço que devem voltar ao texto da To øl Sesson, em que eu falo um pouco sobre os copos e seus estilos. E peço desculpas por não trazer uma cerveja da semana, mas prometo que na próxima eu trago duas, Só para comemorar a chegada de 2016.


Tem uma Ale na minha Weiss é escrita por Otavio Corsini, colunista do Comida pra Casal, que fala sobre aquilo que todo mundo gosta: cerveja. Seja importada, nacional, artesanal ou daquelas que você acha no supermercado mesmo.

Anúncios

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s