O melhor de 2015

coluna-fastfood-2015

Quando você passa caminhando pela Paulista e percebe que boa parte das lojas já está tocando músicas de Natal com decorações cheias de vermelho, verde e dourado, entende que sim, mais um ano chegou ao fim. Passou rápido demais, como sempre, mas 2015 se aproxima de seus últimos dias, e com isso existe a necessidade de parar e pensar um pouco sobre o que aconteceu de melhor durante os últimos meses. E mesmo sem Copa do Mundo e aqueles sanduíches especiais do McDonald’s, ao menos o período trouxe novidades muito interessantes pra quem gosta do bom e velho fast-food.

A primeira, embora não tenha sido precisamente em 2015, é o boom do KFC. Após duas tentativas frustradas de ter uma operação saudável no Brasil – a primeira data lá atrás, nos aos de 1970, enquanto a segunda aconteceu vinte anos depois – parece que dessa vez a coisa vai. A marca surgiu oficialmente pela terceira vez em 2011, com a abertura da loja no shopping Mooca, mas só nesse ano pegou força. Os sempre lotados Eldorado e Santa Cruz receberam cada um uma unidade, e o estratégico Center 3 vai ser o próximo a receber nos próximos meses. Ou seja, 2015 está sendo o ano decisivo para o KFC, e por enquanto, parece bem certeiro.

Outra decisão certeira foi a do McDonald’s com a flexibilidade de seu cardápio. Começou neste ano também, ao menos no Brasil, a opção de incrementar os sanduíches com ingredientes extras. Com variações entre um e dois reais por unidade, é possível adicionar queijo onde bem entender, assim como bacon. Foi a partir dessa novidade, por exemplo, que comi pela primeira vez um Cheddar McMelt com bacon, bem antes desses sanduíches mais recentes com gosto duvidosos. Muito mais que poder colocar bacon no lanche, essa abertura significa uma mudança gradual na casa do Ronald, bem como já acontecia nos principais concorrentes.

E falando em concorrência, como se esquecer do Burger King e o preciso retorno do Mega Stacker ao cardápio? Lançado pela primeira vez em 2011 e ligado à imagem de Anderson “Spider” Silva, o brutamontes era feito apenas com os ingredientes necessários: carne, queijo e bacon. O diferente é que o tamanho do lanche podia variar de acordo com a fome do cliente. Ou seja, quer comer um sanduíche com oito fatias de carne? Sem problemas, o Burger King fazia. Mas para tristeza geral após alguns meses o Cheesespider deu adeus ao cardápio, voltando apenas no segundo semestre desse ano. E por isso podemos colocar o retorno do Mega Stacker como uma das melhores coisas de 2015.

Quer saber de mais uma das melhores coisas deste ano? Ela atende pelo nome de Triplo Bacon Burger, vendido por risíveis R$ 7 no McDonald’s. Vamos partir do pressuposto de que o melhor sanduíche de todos é o tradicional Cheeseburger do M dourado. E por alguma bruxaria eles pensaram em fazer uma versão maior, com três fatias de carne. E isso fez desse lanche ser o melhor de todos ever. Mas de alguma maneira a bruxa atacou de novo, e resolveram colocar bacon nele. E a dúvida surge: como colocar bacon em alguma coisa pode dar errado? Exatamente por isso o Triplo Bacon Burger pode ser apontado como uma das melhores, se não a melhor, coisa de 2015.

Já falamos de muitas coisas até agora, mas não podemos esquecer-nos da mais representativa: o renascimento dos milk-shakes. Lembro que até um tempo atrás milk-shake nas cadeias de fast-food estava limitado ao triunvirato de sempre: chocolate, baunilha e morango. Eis que uns anos atrás o Burger King teve uma sacada de gênio ao lançar a versão de doce de leite. Mas foi em 2015 que todo mundo entrou na roda. Sabores como paçoca e negresco começaram a pintar nos cardápios alheios, e isso sem contar com as inovações do sempre à frente Bob’s, como milho verde e banana com chocolate. Pra quem gosta da sobremesa feita de sorvete, com certeza esse foi um dos anos mais democráticos de todos. E com isso, só nos resta torcer por um 2016 ainda mais forte.


Fast&Food é escrita por Raphael Diegues, editor do Comida pra Casal, que aborda novidades e dúvidas dos consumidores a respeito das redes de comida rápida espalhadas pela cidade.

Anúncios

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s