Vedett Extra White, da Duvel Moortgat

coluna-temumaale-2015

Olá meu caro leitor! Voltamos com mais um maravilhoso texto sobre cerveja – que também é maravilhosa. Neste sábado eu vou dar continuidade à serie: “Deguste você mesmo”, para quem gostou e fez o exercício de analisar um copo de cerveja antes de tomá-lo.  Os que esperavam o olfato, porém, vão se decepcionar. Peguei um resfriado essa semana e perdi minha moral para falar de aromas. Então vamos pular uma etapa e colocar a bebida goela adentro (essa etapa da série vai ter mais de uma parte, já que há muito a ser falado sobre sensações de boca).

Gosto de dividir as sensações de boca entre as fáceis e as difíceis de serem identificadas. As fáceis são: a graduação alcoólica, a carbonatação, viscosidade e o amargor. Agora vocês me perguntam: o que é carbonatação? Carbonatação é o tanto de gás que a cerveja tem (CO2 que ela produz). Quando se coloca a bebida na boca se sente um formigamento na língua, quanto mais fortes forem as “picadas”, mais carbonatada é a cerveja. Quanto ao amargor, normalmente é o sabor mais fácil de ser identificado (a não ser em Weiss), já que a maioria da população não é tão suscetível ao amargo. Já as difíceis são: retrogosto e sabores diversos vindos do lúpulo. Retrogosto é o gosto da cerveja que se mantém na boca depois que você já engoliu (normalmente fica o lúpulo e suas inúmeras variantes). E o lúpulo é muito difícil de ser decifrado pois com o manuseio certo durante a produção, ele toma a forma que quiser.

Para o bem dos que não gostam deste multifacetado lúpulo, escolhi uma cerveja que te faz duvidar se ele é realmente importante para a bebida (Sim! ele é muito importante: além de conservar a cerveja, ele dá gosto, corpo e ajuda nos processos de fermentação). Hoje eu trago a minha experiência com a Vedett Extra White, uma weiss feita na Cervejaria Duvel Moortgat, na região de Bruxelas-Antuérpia, na Bélgica, que também produz a Duvel (óbvio).

Essa cervejaria começou a produzir a Vedett em 1945, com dois estilos, a Premium Ale e a Extra Blond. Só então que veio a Extra White que tomei hoje. Consigo dizer logo de cara que é uma cerveja elegante. Por quê? Porque ela tem um gosto muito sutil, uma refrescância muito boa e uma graduação alcoólica baixa, de 4,7%, lembrando até certo ponto um champagne. Nas impressões de copo ela traz uma cor de palha, turva (como muitas Weiss) e tem uma espuma contante mas não muito densa. Os aromas são bem sutis, mas seguem o esperado de uma cerveja belga, com temperos como o coentro. Já o sabor é interessante, mesmo que não faça meu gosto totalmente. É uma bebida bem leve e refrescante, com um acentuado sabor cítrico de laranja (a fruta não se sobressai, ela só dá o toque de finesse) e um mineral considerável. Ps: Mineral é o sabor “salgado” que o trigo ou malte (em outros estilos) pode trazer.

Em questão de harmonização eu não tive dúvidas: Doces leves e peixe. Pensei em torta de maçã ou doce de laranja. Já entre os peixes eu penso em linguado, mas não como tanto peixe então vá a partir de suas preferências. Na garrafa de 330ml eu paguei R$22,00, mas com uma pesquisa bem feita pode-se encontrar por volta dos R$15,00. Quem não gosta de lúpulo ou de amargo provavelmente vai gostar da Vedett Extra White, mas ela também pode agradar a gostos mais “rudes” pela sua qualidade e elegância.

Por fim, peço desculpas ao leitor que esperava mais detalhes sobre as características da degustação, mas, como disse, fui atacado por um resfriado bem no dia de beber e isso foi o que consegui tirar da Vedett (meu objetivo é passar a minha percepção pessoal, com esporádicas ajudas das cervejarias. No momento em que eu copiar tudo dos sites, desvia-se da meta e perde-se a graça do texto).


Tem uma Ale na minha Weiss é escrita por Otavio Corsini, colunista do Comida pra Casal, que fala sobre aquilo que todo mundo gosta: cerveja. Seja importada, nacional, artesanal ou daquelas que você acha no supermercado mesmo.

Anúncios

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s