Punk IPA, da Brewdog

coluna-temumaale-2015

Mais uma semana, mais uma cerveja. Esse texto ainda vai sair meio mascado, tive semana cheia, mas posso garantir que a cerveja de hoje está me recompensando muito bem. Nesse terceiro texto eu pretendo abrir a série: deguste você mesmo. Meu objetivo é passar um pouco da minha mínima experiência com degustação de cervejas – prometo estudar mais sobre – para você leitor que vem gostando de ler as lorotas que eu escrevo.

Degustar uma cerveja, assim como qualquer outra bebida, não é um processo feito apenas com a língua. Todos os outros sentidos constituem o que se pode chamar de opinião crítica sobre tal alimento. Vou começar a série com a visão. Já que normalmente é o primeiro sentido a ter contato com essa maravilha líquida. Existem algumas características que podem ser observadas antes do primeiro gole e que, sozinhas, podem dar ou não uma ideia boa sobre a cerveja. A começar pela cor.

Como a bebida é muito diversificada em relação a estilos, é de se esperar que as cores sejam também muito variadas – temos do branco ao preto, do âmbar ao dourado, cada uma dessa com quatro ou cinco variações (como ambar claro, ambar escuro e etc). Outra característica, que muitas vezes sofre preconceito, é a espuma. A espuma pode ser densa ou leve, pode ser constante ou dispersa. Eu particularmente acho a espuma uma parte essencial da cerveja, pelo tato (quando toca os lábios) e pela beleza (eu acho bonito, e daí). Por fim, pode-se identificar a turbidez da cerveja. Quando você olha através do copo em direção à luz você pode diferenciar uma cerveja turva (não se enxerga o outro lado, comum em Weiss) de uma cerveja cristalina (se enxerga do outro lado, comum em pilseners).

A escolhida da vez é a Punk IPA, da cervejaria escocesa Brewdog. Localizada na cidade de Ellon, a Brewdog se orgulha de ter uma das fábricas mais tecnológicas e “amigas da natureza” do mundo. Ela é também a primeira cervejaria criada a partir de financiamento coletivo da história. A ideia desses escoceses é de ter uma linha de cervejas fortes (quanto à lupulação, e nem sempre ao álcool) e diferentes. A Punk IPA é uma das minhas cervejas favoritas, pois é exatamente o que eu espero de uma Ale.

Mas vamos do começo senão vou me perder entre os goles. Nas impressões de copo nós vemos (“nós” não, pois sou eu quem está tomando a cerveja, hehe) uma cor âmbar claro, quase que dourado; uma espuma densa e consistente que só abaixa depois de uns dois minutos no copo e uma turbidez digna de pilsen (bem cristalina). O cheiro é inegável. Só cuidado para não confundir com um suco de frutas que seu primo possa estar tomando. Manga, maracujá e laranja são aromas muito claros.

Agora preciso fazer uma pausa e lembrar da cerveja de quinze dias atrás. Me lembro bem de dizer que a Brooklyn East IPA tinha um gosto bem característico de lúpulo. Bom, esqueçam aquele texto quando forem experimentar a Punk IPA. E aproveito para fazer uma recomendação: se a oportunidade de experimentar o lúpulo puro (em forma de ração) aparecer, tome-a, vai ser dificil mastigar, mas a experiência fica. Voltando à Punk IPA: Lúpulo, muito lúpulo. Provavelmente não vai agradar a alguns de vocês, mas me agrada bastante. Além de alguns toques sensíveis de frutas, tudo o que se sente ao se beber essa cerveja é o lúpulo. É um sabor muito interessante, mas também amargo.

Quanto à recomendações sobre harmonização, mantenho a carne vermelha, de preferência com menos gordura, e comidas apimentadas. Acho que as com pimenta caem melhor neste caso, já que o gosto amargo é considerável. A Punk IPA tem uma graduação alcoólica média/baixa, de 5,6%. A long neck de 330 ml me custou R$15,90 mas é uma cerveja que eu recomendo muito para quem tem gosta mais do estilo das Ales inglesas.


Tem uma Ale na minha Weiss é escrita por Otavio Corsini, colunista do Comida pra Casal, que fala sobre aquilo que todo mundo gosta: cerveja. Seja importada, nacional, artesanal ou daquelas que você acha no supermercado mesmo.

Anúncios

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s