Chega de sorvete de chocolate

coluna-fastfood-2015

Estamos um momento oportuno do ano, entre a páscoa e o dia internacional do chocolate. Ou seja, existe tema mais apropriado para abordar se não o doce à base de cacau? E que tal sua íntima relação com as cadeias de fast-food instaladas no Brasil? Parece legal, não? Depois de uma refeição farta, nada melhor que uma sobremesa abarrotada de chocolate pra completar. Tudo muito bom, tudo muito legal, mas a tal relação íntima entre o ingrediente e os restaurantes parece não ser muito profunda, para dessabor dos consumidores.

Pense agora em cinco opções de sobremesas que levam chocolate, e que seja servida em pelo menos uma das casas mais famosas disponíveis no país. Conseguiu? Talvez até tenha conseguido, mas aposto que com certa dificuldade. Além do onipresente sorvete, dá pra encontrar o quê? Biscoitos? Nada muito fora disso, se a gente for pensar bem. Comecemos pelo principal de todos, o McDonald’s. Temos a tradicional casquinha, que pode ser servida no sabor chocolate, além do sundae e suas diferentes variações.

Mas tente pensar em algo que não seja sorvete. Meio difícil, não? Tem até o milk-shake, mas, novamente, estamos falando de sorvete. E a situação não é exclusiva de Ronald e sua turma. Veja só o Burger King. O caso seja até um pouco pior. Lembro quando a operação iniciou no Brasil, e trouxeram – para alegria de muitos – uma torta de chocolate da Hershey’s. Não durou muito pra tropicalizarem o cardápio, tirarem a opção do menu e um adeus pra geral. O que sobrou? Sorvetes em suas mais variadas formas.

E não ache que a história serve apenas para as redes americanas. Nosso bom e velho Bob’s, conhecido pelo Duplo Cheeseburger e o ótimo milk-shake de Ovomaltine, acaba caindo na mesma vala: chocolate igual sorvete. Quer algo diferente? Que tal o Amor aos Pedaços? Até poderíamos continuar a apontar dedos durante o dia inteiro. KFC, Carl’s Jr., Johnny Rockets e Pizza Hut são alguns exemplos disso. De um pouco diferente, temos o Subway com seus cookies de chocolate, e a Domino’s, que foi recentemente visitada, e sua sobremesa de chocolate veementemente reprovada.

Ou seja, onde queremos chegar? Falta criatividade no uso do chocolate. Não estamos pedindo as primazias gourmet que encontramos nas melhores docerias da cidade, mas ainda para uma rede de fast-food, onde a questão logística sempre fala mais alto na hora de adaptar o cardápio, recorrer ao sorvete de chocolate. Temos uma variedade tão grande, e tão flexível para o paladar brasileiro, que seria um grande acerto tentar inovar. E nem precisa ser a roda de novo. Procure pelo termo ‘receita de chocolate’ na internet. Veja a variedade. Nada disso é viável de ser transformado em uma sobremesa do Bob’s, ou do KFC?

Nem só de reclamações vive essa coluna. Temos um exemplo bem claro de como podemos juntar um mais um e resultar numa bela opção. Sabe o Habib’s? Aquele mesmo, que todo mundo reclama da comida, da limpeza, do atendimento? Então, há um tempo existe no cardápio uma opção bem interessante (além, claro, dos benditos sorvetes). Esfiha folhada de chocolate. Simples assim. E diferente. Qual o carro-chefe deles? Esfiha. Por que não recorrer ao mais óbvio, não é? E eles fizeram. E acertaram muito. Sem brincadeira, é a sobremesa com chocolate mais gostosa disponível nos fast-foods do Brasil. Até porque convenhamos. Não é muito difícil.


Fast&Food é escrita por Raphael Diegues, editor do Comida pra Casal, que aborda novidades e dúvidas dos consumidores a respeito das redes de comida rápida espalhadas pela cidade.

Anúncios

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s