Fran’s vs Starbucks

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Café? A pergunta em questão sempre fez parte do hábito da nossa sociedade, mas a partir dos anos 1970 que a coisa começou a ganhar mais glamour, mais status, e mais, digamos, preço. De um lado do Atlântico surgia em Bauru a simpática loja de café do senhor Francisco, enquanto do outro, em Seattle, nascia um conglomerado que atingiria o mundo inteiro, inclusive a casinha no interior de São Paulo. Se até 2006, quando a rede americana chegou ao país, a franquia brasileira parecia estar de vento em popa, após a inauguração da primeira loja da cafeteria da sereia, em São Paulo, parece ter mexido com os responsáveis pela prosperação do Fran’s.

Isso pois se tudo parecia novo e bom, com um serviço diferenciado e produtos até então não acostumados para quem tomava um pingado no bar, a chegada da concorrência fez o trem desandar. E qual o motivo do enfraquecimento do Fran’s ser relevante ou negativo? Estamos falando de uma criação brasileira, que perdeu território no próprio Brasil para um grupo estrangeiro. Analise bem. Nada contra a concorrência que vem tentar a sorte por aqui, mas se a rede de Bauru estava com a faca e o queijo na mão até o Starbucks abarcar por aqui, dá a impressão da loja do seu Francisco ter sido engolida pela própria falta de vontade em competir.

Alguns pontos mostram isso. Quantas cafeterias do Fran’s você conhece? Aquela da Paulista, ok. Tirando isso, dá pra achar um ou outra em pontos bastante duvidosos, fazendo deles uma espécie de Subway das cafeterias. E não no sentido bom. Outro dia encontrei um Fran’s em uma portinha no Itaim Bibi, que poderia ser facilmente confundido com uma vendinha ou um mercadinho de bairro. E essa aparente falta de preocupação com o ponto dos franqueados já abre um precedente. Compare com o Starbucks. Onde você já viu um? Apenas na Paulista, para efeito de comparação, existe na Campinas, no Top Center, no Center 3, na Augusta, no Pátio Paulista e no Masp. E é bem possível que eu tenha esquecido de algum pelo caminho. Ou seja, veja como em menos tempo – afinal, eles chegaram ao Brasil em 2006 apenas – a rede americana conseguiu dominar o mercado.

E isso não quer dizer que seja positivo. Ou pagar R$ 10 por um copo de café é algo que te satisfaz? Cultuado mais por usuários do Instagram que usam a cafeteria como forma de status do que por apreciadores de café, o Starbucks se deu ao direito de cobrar o que cobra. Porque não tem concorrência. Ou você não sabia que o valor nos Estados Unidos começa com US$ 1,75? Veja bem a diferença. E mais uma vez, a culpa não é deles. Poderia citar aqui vários outros players que poderiam tentar bater de frente, como a Vanilla ou o Suplicy, mas se nem o Fran’s consegue, imagem os outros. O público é bem semelhante, por mais que ações de marketing tentem desvencilhar. Pessoas que gostam de café, que gostam de bebidas não-alcoólicas diferentes e de um ambiente gostoso.

O que eu quero dizer? O Fran’s ficou com medo da concorrência e se apequenou ao Starbucks? Não sei se realmente foi assim, mas olhando pelo ponto de vista de um consumidor, parece. O próprio menu do Fran’s era melhor até tempos atrás. O Frapucino era gostoso e as opções variadas. Mas de repente alguém resolveu mudar, pra pior. Se não dá pra competir com a marca, tente comer pelas beiradas. Basta olha o exemplo do McDonald’s e do Bob’s. Quando você está com fome vai aonde? E quando quer um milk-shake? Se hoje eles não têm preço pra competir, nem ambiente, nem status, um cardápio diferenciado poderia ser a solução. Nos resta agora esperar, e torcer por uma guinada da rede brasileira, por tempos melhores. E um cardápio melhor.


Fast&Food é uma coluna quinzenal, escrita por Raphael Diegues, editor do Comida pra Casal, que aborda novidades e dúvidas dos consumidores a respeito das redes de comida rápida espalhadas pela cidade.

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