Hambúrguer bom e fast-food combinam?

barra-fastandfood-02

Sanduíche de fast-food é tudo ruim, não? Se é ou não, ao menos existe o mito popular que assola todas as cadeias de comida rápida. E muito por culpa delas. Boa parte das lanchonetes existentes hoje preza mais pela quantidade de sanduíches que pela qualidade deles. E isso acarreta num sabor menor, quando a gente compara com essas lojinhas gourmet que estão na moda e vendem um pão com hambúrguer por R$ 30. Mas claro, independente do lugar sempre vai ter opção ruim. Ou sem gosto. Ou com gosto de papelão. O sabor de um alimento é muito subjetivo, e o que pode ser gostoso pra mim não é necessariamente pra você. Entretanto, existe coisa que dá pra salvar, e que poderia estar facilmente na já terminada – momento triste – Quinzena do Hambúrguer.

Vamos fazer uma soma geral de sanduíches nos cardápios das cadeias mais importantes operando no Brasil. Em seu site oficial, o Burger King lista 21 lanches entre os de carne bovina, frango e peixe. O Bob’s, por sua vez, tem 18; enquanto o McDonald’s oferece 14; o KFC 9; e o Carl’s Jr. tem uma variedade impossível de ser mensurada. O site, que não existe versão brasileira, mostra mais de 20 opções, e acho que devo ter passado batido em alguns. Seja como for, podemos contabilizar uns 100 sanduíches, citando apenas essas cinco redes mais famosinhas. Da lista inteira, o sabor impera em todos eles? Dúvido. Muito.

Sorte a minha que já tive a oportunidade de ter experimentar boa parte deles, por isso posso dar meus pitacos. Claro, você pode discordar totalmente, e os comentários estão abertos pra isso. Mas você também pode concordar e correr pra lanchonete mais próxima. E olha que eu nem to ganhando royalties pela propaganda. Chegando ao que interessa, bora fazer uma lista com o que existe de melhor por essas bandas!

1. Cheeseburger – McDonald’s

141213-coluna-01

É o rei dos sanduíches. O mais conhecido, o mais simples e o mais gostoso. Não tem coisa melhor que um Cheeseburger feito na hora, com o pão quentinho e o queijo derretido. Além de ser bom, o lanche é barato, mas também, é pequeno. Se você está com fome, provavelmente vai ter que pedir mais de um. E quem nunca fez isso? Ele é, junto de sua versão sem o laticínio, a base de tudo, tanto que é servido até no McLanche Feliz. Por outro lado, se você pega um que já foi feito há mais de cinco minutos, o sabor cai espetacularmente. Então, boa sorte, e come um Cheeseburger.

2. Mega Whopper – Burger King

141213-coluna-05

Gente do céu. Deveriam servir esse sanduíche em todas as hamburguerias gourmets do mundo. Ele não é bom, é perfeito. Composto por ‘apenas’ hambúrguer, queijo e bacon, você pode fazer como com qualquer outro lanche e pedir umas versões mais jumbo: Duplo, Triplo, Quádruplo, e por ai vai. Meu máximo foi chegar ao Triplo, uma vez quando estava com muita, mas muita fome. E foi difícil. Só que o negócio é bom, então mesmo satisfeito e com a barriga cheia você quer, melhor, você precisar dar uma nova mordida. E sabe o que é o pior de tudo? Ele nem está oficialmente no cardápio. Surgiu um tempo atrás com uma ação do Anderson Silva, e hoje ainda está lá, no lado escuro do cardápio.

3. Double Cheeseburger – Bob’s

141213-coluna-03

Tradição brasileira e muito subjugado pelos apreciadores de fast-food em geral. Aliás, o Bob’s inteiro sempre foi o patinho feio entre os players, ainda que tenha sempre algumas sacadas geniais, como o Double Cheeseburger. Assim como o primo do McDonald’s, é um sanduíche bastante simples, mas suculento. Mais que a versão do Ronald. Pena que o departamento de marketing do restaurante brasileiro não tem muita noção e cobra valores exorbitantes pelo que é. Enquanto dominava o cenário nacional, e a concorrência quase não existia, esse era um dos maiores sucessos por aí. Hoje, em contrapartida, sofre no cantinho do ostracismo. Mas se você procura algo diferente, por que não dar uma chance?

4. Western Bacon – Carl’s Jr.

141213-coluna-04

Carnes suculentas, fatias generosas de bacon e um creme de queijo bem saboroso. Só isso? Nada, ainda vem com cebolas empanadas, pra incrementar o prato de qualquer ser humano. Se você gosta de bacon, já tem boa chance de gostar. Se você gosta de lanches grandes, é bem possível que não se arrependa. Um pouco nova em terras brasilis, a rede norte-americana opera com valores um pouco mais altos que os concorrentes, mas que não doem no bolso. Pra compensar, os lanches são grandes, e a bebida é infinita. Sério, tem refil eterno pra você se servir.

5. Corn&Philly – KFC

141213-coluna-02

Frango, claro. O KFC só serve frango, então não poderia ser diferente. Uma sobrecoxa desossada e empanada na receita especial deles, coberta por uma farta porção de creme de milho. Sabe aquele prato que sua mãe fazia na hora do almoço? É bem isso. E é bem gostoso. O frango da rede é conhecido por seu sabor, já que muitas vezes o frango fica sem gosto algum. E não é difícil. Quantas vezes na vida você já mordeu um pedaço de frango e pensou: “nossa, que gosto de nada”. Sorte a nossa que o KFC consegue fazer algumas macumbas e dar gosto à carne.

6. McRib – McDonald’s

Crédito: NY Daily News

Voltamos à casa de Ronald McDonald. Faz um tempo que o lanche passou pelo Brasil, e por algum motivo saiu do cardápio. Foi uma choradeira e uma comoção nacional. Cidades pararam quando o lanche com costelinha de porco e molho de churrasco foi limado do menu sem explicação alguma, como a casa tem o costume de fazer. De novo, mentira. Cidade nenhuma parou, só eu que fiquei triste (lembra?), pois era realmente gostoso e diferente. Sem o sabor tradicional de sanduíches de fast-food. Recentemente tive a felicidade de encontrar o lanche no cardápio do McDonald’s em Madri – nota, eram 7 da manhã – e não pude deixar a oportunidade passar. Se você teve a chance de comer alguma vez na vida, assim como a minha pessoa, levanta a mão. o/


Fast&Food é uma coluna quinzenal, escrita por Raphael Diegues, editor do Comida pra Casal, que aborda novidades e dúvidas dos consumidores a respeito das redes de comida rápida espalhadas pela cidade.

Anúncios

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s