Onde comer uma boa macarronada?

bt-coluna-5incolugares

Hoje é um dia especial, sabia? Todo dia 25 de outubro é comemorado no mundo inteiro o dia internacional do macarrão. Ninguém sabe ao certo a origem da criança, mas com dezenas de formas e tamanhos, é um dos alimentos mais democráticos, pelo valor baixo e o sabor alto. Por causa da data, resolvi tematizar a coluna e listar cinco lugares que fazem um belo macarrão para que você possa celebrar a data em grande estilo. São os melhores de São Paulo? Não necessariamente, são apenas opções gostosas dentre as milhões disponíveis pela cidade. Se acha que faltou alguma cantina, ou o seu restaurante favorito, basta comentar lá no final, ou nas redes sociais.

1. Aguzzo – Rua Simão Álvares, 325 – Pinheiros

141025-coluna-05

Acho que essa é a casa mais cara entre as cinco que vou falar hoje. Mas ainda que com o valor alto, o sabor indescritível das massas meio que me obriga a incluir o Aguzzo nessa lista. Precisa de uma sugestão para um prato? Vai no Spaghetti ai frutti di mare in bianco, preparado com frutos do mar. Não sai por mais de R$ 50, e vai valer a pena. Quer algo mais tradicional? Talvez sua pedida seja o Tagliolini verdi agli scampi e limone, que nada mais é que uma massa verde comprida servida com lagostim e limão siciliano. Se está perto de Pinheiros, pode correr até lá, mas se não estiver, ainda bem que o metrô Faria Lima é bem perto. Basta seguir pela Teodoro até a rua.

2. Vico d’o Scugnizzo – Rua Artur Azevedo, 773 – Pinheiros

141025-coluna-03

Ainda em Pinheiros, o charmoso ‘beco dos meninos de rua’ precisa entrar na lista por ser a cantina favorita do Rapha em São Paulo. A aura do ambiente é espetacular, com roupas espalhadas pelas janelas, criando uma atmosfera que lembra bastante as travessas do sul da Itália. Baseada na culinária napolitana, a casa tem um ponto que talvez não seja tão legal: apenas dinheiro é aceito por lá, nada de cartões ou cheques. Mesmo assim, a comida é bem gostosa e é claramente uma boa opção pra quem procura uma comida típica de qualidade italiana. Um prato? O bem falado Tortiglioni alla Zia Ada. Não sabe o que é? É um macarrão delicioso com molho de queijo e alcaparras. Vale muito.

3. Rong He – Rua da Glória, 622A – Liberdade

141025-coluna-04

Talvez esteja estranhando o nome, por sair do lugar comum. Mas macarrão não é apenas na Itália, né? Para quem não sabe, um dos pratos mais comidos pela Ásia toda é o lamen, uma espécie de Cup Noodles, só que gostoso. Feito a partir do caldo de inúmeros ingredientes que o próprio cliente escolhe, existem opções básicas, vegetarianas e até mais picantes. Se for o dia de provar algo mais forte, pode ir no Macarrão com carne suína apimentada. É bom, mas é um pouco forte pra quem não está acostumado. Precisa de algo mais light? Quem sabe a pedida não é o Macarrão frio com pasta de gergelim, cenoura e pepino fatiado? Seja qual for a decisão, não se espante com as filas, especialmente nos finais de semana.

4. Cantiga Gigio – Rua do Gasômetro, 254 – Brás

141025-coluna-02

Olha, vou te falar que esse é o lugar certo se você tem família grande. Ou um estômago grande. Conhecida pelos pratos extremamente fartos, essa casa tipicamente italiana consegue servir um batalhão de gente. Não à toa é difícil encontrar quem vai comer por lá sozinho. Sem um casal, pelo menos. O restaurante tem duas casas, a tradicional no Brás e a em Pinheiros, ambas sempre movimentadas. Mas, o que comer? Você me pergunta. Qualquer massa da sua preferência, e pede o molho Alla Italiana, que é composto só por filet mignon, champignon e tomate. Tá bom pra você?

5. Tappo Trattoria – Rua da Consolação, 2967 – Jardim Paulista

141025-coluna-01

Spaguetti alla Carbonara. É o que pode ser resumido esse local. Na verdade, não. Existem outros pratos muito bons por lá, mas, sem dúvida o carbonara do Tappo é sensacional. Ainda que não seja exatamente um carbonara clássico. Isso por que o ovo é servido com a gema acima da pasta, junto da pancetta e do pecorino. Não fica nem um pouco ruim, mas a tradição pede que seja misturado à massa. Mas a releitura é válida. Acha que o carbonara é muito forte pra você? Sem problemas, vai no Bolognesa, muito bem servido com muita carne moída. Difícil dizer qual o melhor. Talvez seja o caso de ir com alguém, cada um pedir um e dividir os dois pratos. Fica a dica.


5inco Lugares é uma coluna quinzenal, escrita por Nayara Zogheib, editora do Comida pra Casal, que vai sempre trazer boas dicas de restaurantes e lugares, com as listas que melhor cabem no seu bolso.

Anúncios

2 comentários sobre “Onde comer uma boa macarronada?

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s