Iaia Sushi, no Itaim Bibi

140804-iaiasushi-01

A vida gastronômica de São Paulo vive um boom de japonês. Nunca se viu tanta Temakeria, tanta Robataria e tanto restaurante japonês como hoje. As opções são tão grandes que você consegue esbarrar em pelo menos meia dúzia, quando caminha pelo seu bairro. Por isso, fica cada vez mais complicado achar um local que seja gostoso e barato ao mesmo tempo, sem cair na qualidade ou pecando no atendimento. Talvez a soma de todos esses fatores positivos sejam encontrados em uma pequenininha porta da Rua Iaia, em pleno Itaim Bibi, conhecido por suas lanchonetes portentosas e restaurantes homéricos. Veja agora nossa experiência no Iaia Sushi, que descobrimos via Groupon, e alegrou uma noite na nossa semana.

barra-post-galeriafotos

Posso dizer que tenho uma relação íntima com a culinária japonesa. Tirando aqueles benditos cogumelos, que eu não consigo gostar, tudo vai bem misturado com shoyo. Tudo começou quando a Na achou um, entre milhares, descontos no Groupon para uma casa japonesa. Ela já estava falando há tempos sobre a vontade de comer sushi, então quando surgiu uma possibilidade de pagar R$ 59 no rodízio para os dois, fomos pesquisar na internet, claro. Aliás, essa é uma dia super manjada, mas vale sempre dizer: se for comprar algum voucher nesses sites de compra coletiva, sempre procure a respeito do estabelecimento antes.

Compramos numa quarta, e no dia seguinte já corremos pro local depois do trabalho. Como de costume no Itaim Bibi, estava esperando por algum suntuoso palácio nipônico em uma travessa movimentada. Mas fui surpreendido. Muito surpreendido. A Iaia é uma travessa pequena entre a João Cachoeira e a Clodomiro Amazonas, quase passa despercebida se você está com pressa. E isso aconteceu comigo, passei reto pelo lugar, procurando pela Na. Quando encontramos o número 193 da rua, juro que fiz uma cara de ‘é uma cilada, Bino’.

Um salão minúsculo, com dez mesas e três funcionários. Qual a chance de ser um lugar bom? Zero. E qual o meu nível de satisfação quando saí de lá? Mil. Nunca julgue um livro pela capa, já dizia minha boa mãe, e foi exatamente o que fiz. E cai feio do cavalo. A comida do Iaia Sushi é muito gostosa, não tenho um ponto pra reclamar. Por se tratar de um rodízio tão mais barato que o habitual, é normal que o cardápio fosse mais enxuto. Basicamente, além de Shimeji e Sunomono como entradas, a casa te oferece uma variedade de Temakis, Sashimis, Uramakis, Sushis, Niguiris, Hot Rolls, Yakissoba e Tempurá. E só. Não temos Harumakis por aqui, nem Guiozas, nem Camarão ou qualquer outro fruto do mar. E isso nem vira um ponto negativo, afinal, você consegue comer mais peixe!

Comecei pelo começo, pedindo logo de cara três temakis: Peixe Branco, Atum e Salmão Completo. E adorei seus tamanhos. Não são muito grandes (e ainda assim maiores que o do Yoi Rolls & Temakis), então consegui experimentar todos que queria. Até pedi depois um de Kani (não tirei foto, sorry), e todos são bem bons. Bem recheados, não apenas de arroz, enchem bem a barriga, rs. A alga estava um pouco seca e dura, mas a Na disse que gosta assim, então beleza. Depois chegou a porção de Hot Rolls, que não ganha pontos na apresentação, mas goleia no sabor. Gente, que coisa de Deus. Até pedidos algumas repetições depois, tamanha a gostosura (com o perdão do termo) dos enrolados e empanados. Posso estar enganado, mas acho que nem o do Hakka era tão gostoso.

No final, como de praxe, veio o Combinado, que você pode ver na foto que abre. Não é tão completo como em outros lugares, ok, mas não teve um ali que não comi! Mentira, não comi o de pepino, mas só porque não sou muito fã desse sushi.  Queria destacar o tal do Uramaki Panda, que leva tarê, e se destaca na multidão. Pra quem gosta do molho, pode ser o mais saboroso.

E não posso acabar sem esquecer de enaltecer o ótimo atendimento da equipe. Mesmo diminuta – dois garçons, um sushiman e um rapaz na cozinha –, nada atrasa. Tudo vem muito rápido logo após o pedido. E mesmo com o salão cheio, sempre vinham preocupados em perguntar se faltava alguma coisa. Então, olhando friamente pelo fator custo/benefício, talvez o Iaia Sushi tenha sido o melhor restaurante japonês que fui em São Paulo, até agora.

Eu e o Rapha estávamos com muita vontade de comer japonês e como era a última semana do mês, nós definitivamente não tínhamos muito dinheiro. E todos sabem que comida japonesa não é nem um pouco barata!  Então tive a ideia de comprar algum japonês que sempre tem no Groupon, achando por lá o Iaia Sushi. Já tinham me falado bem do restaurante, então por que não experimentar?

Compramos no dia anterior, pagando justos R$ 59 para o casal. Com certeza não é o melhor restaurante japonês que você vai experimentar na vida. O cardápio é enxuto, mas atende as necessidades de quem está com pouco dinheiro e muita vontade de um bom e velho rodízio. Acho que esse restaurante é a representação perfeita do BB, bom e barato. E com poucas mesas no salão, se não for fã de fila é melhor chegar cedo (como nós), ou faça reserva (nós de novo).

Fizemos a reserva (para o primeiro horário) e chegamos assim que o restaurante abriu, assim pudemos escolher a mesa e o garçom foi atencioso logo de cara. Logo depois de sentar o cardápio chegou em nossas mãos, assim como anotadas nossas preferências e o que não gostamos de comer. O menu não oferece Harumaki nem Guioza, ponto que fiquei triste a princípio, mas depois me dei conta que eles acabam ocupando muito espaço na barriga, tirando espaço do peixe, hahaha.

Pedimos o Combinado (que sempre demora um pouco mais) e Temakis para começar. Uma coisa que gostei muito de lá é que eles mandam o Hot Roll primeiro de tudo, que de cara é a melhor coisa em qualquer rodízio. Ou seja, você não deixa só um espacinho pra um ou dois no final: você consegue começar pelo melhor, e comer 50. Ah, e eles são bem quentinho, feitos e fritos na hora, chegando super crocante à mesa. Quase junto veio o meu bom e velho Temaki de Salmão Grelhado, que se superava no sabor (mas ainda prefiro o Kony, que fica na Vila Olímpia). Por fim, chegou o prato com uma infinidade de peixes crus, que apesar de não apresentar muita variedade, oferece saborosos sushis e derivados dos mar.

Nós realmente gostamos muito de tudo, então pedimos algumas repetições durante a noite, e depois ainda pedi um Tempurá, que é algo que eu simplesmente amo. E também foi uma boa pedida, pois estavam quentes também e na crocância perfeita, da maneira que os Tempurás devem ser. Sobre o restaurante, o custo benefício é incrível, ainda mais se você não esta com muita grana como nós. Agora se você for muito exigente com comida japonesa espere o começo do mês para poder ir em algum lugar onde existe mais variedade, mas com um preço mais salgado.

140804-iaiasushi-servico

 

Anúncios

2 comentários sobre “Iaia Sushi, no Itaim Bibi

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s