O México em São Paulo

140616-mexico-01

casalnacopa-bar-01

Amanhã tem Brasil e México, como você deve bem saber. E isso nos faz ter a obrigação de preparar um artigo sobre a cozinha mexicana, como você também deve saber. Por ser a culinária mais inserida na nossa cultura gastronômica, o clichê poderia correr solto se tivéssemos ido atrás de um burrito, ou um rodízio mexicano. Porque não sair do óbvio, não é? E foi o que fizemos. Moda recente agora em São Paulo, as paletas fazem sucesso na cidade por sua peculiaridade: o tamanho fora do habitual e os recheios diversos.

Por paletas entenda sorvete. Sim, são picolés mexicanos, quase que o dobro daqueles que você compra na padaria. Em uma portinha escondida na Augusta fica o Me Gusta, casa especializada na novidade, que fomos conferir antes da partida de amanhã. Se você gosta, dá uma passada lá ainda hoje. Eles fecham às 20h.

barra-post-galeriafotos

barra-post-ele

Fazia um tempo que já tinha visto esses sorvetes diferentes. A primeira vez foi ainda em Curitiba, onde a moda começou, mas nunca tinha experimentado. Quando começamos com o projeto Casal na Copa, sugeri pra Na uma dessas casas, ao invés de ir comer um taco em algum lugar. Ela topou na hora, claro. Afinal, estávamos falando de um lugar que servia sorvete de banana com Nutella, doce de leite com nozes e maracujá com leite condensado.

No México, país de origem da sobremesa, é bem comum encontrar esses sorvetes artesanais e feitos sem conservantes. Por enquanto, temos aqui em São Paulo algumas poucas opções, coisa que deve mudar em breve, com tamanha fama que eles vêm ganhando. Quando sugeri pra Na, não conhecia o Me Gusta, só algumas outras marcas, que ficam um pouco mais longe da gente. Ela acabou encontrando o local, e quase passamos batido. Em uma pequena porta lá na Augusta, pro lado do Jardins, fica a loja, que tem uns 20 sabores de diferentes tipos, a gosto do freguês.

Um ponto que achei bem diferente em relação aos nossos picolés brasileiros é o recheio! Sim, eles têm recheio. Sabe o Frutilly, aquele sorvete que toda criança adora, que tem aquela espécie de baunilha no meio? Então, é bem por aí. Mas troca isso por coisas realmente boas. Foi o que eu fiz quando escolhi o de Nozes com Doce de Leite. O sorvete em si é uma base dos dois ingredientes, mas quando você morde, a vida acontece. Doce de Leite. Puro. No meio. Imagina isso. Imagina na Copa! É bom demais, e os R$ 7 se fazem valer pelo sabor. E mesmo com ele absurdamente congelado (sim, eu sei que sorvete é gelado, mas quando você for experimentar vai entender), vale muito para pessoas, como eu, que adoram sorvete.

Não satisfeito, pedi também um de Morango com Creme, que não tem o recheio interno, mas é gostoso também. Não tanto com o outro, mas é bom. Só que no meio de tudo, acabei trocando com a Na, que tinha pedido originalmente o de Negresco, mas preferiu o meu. Agora, para tudo o que você está fazendo e imagina: um sorvete de Negresco,mas preferiu o meu. Agora, para tudo o que você está fazendo e imagina: um sorvete de Negresco, com biscoitos inteiros no sorvete. É isso que você vai encontrar.

No geral, se você gosta de comida mexicana, saiba que ela vai além do bom e velho rodízio do Si Señor, ou os burritos do Tollocos. Existe espaço para as ótimas paletas, que em breve vão ter mais espaço aqui, sem dúvida. Muita gente que conheço vira o nariz alegando o preço alto, até concordo que pagar tudo isso por um sorvete pode ser demais. Mas, na boa, você paga isso por um Mega ou por um Cornetto, não?

barra-post-ela

O próximo adversário do Brasil é o conhecido México, por um histórico recente ruim contra os mexicanos, o jogo é considerado o mais difícil da primeira fase pela maioria.  Tão perto do jogo, resolvemos experimentar a nova moda que está cada dia mais conhecida entre os brasileiros, que é o picolé mexicano.

Os picolés mexicanos vieram com  força na culinária brasileira por serem feitos artesanalmente e possuírem diversos sabores que fogem do comum, até mesmo sorvetes recheado que chamaram ainda mais a atenção de todos, os picolés são chamados de paletas e sempre feitos na hora.

Eu e o Rapha fomos no Me Gusta, que fica bem escondido no meio das iluminadas lojas das Augusta. A paleteria é uma portinha bem pequena, porém quando você entra descobre uma pracinha com algumas mesas super confortáveis e charmosas.

Pedi o sorvete de Negresco, que na verdade é de Oreo, e vou dizer que me decepcionei. Era apenas gelo com bolacha, por isso acabei trocando o meu com o de morango que o Rapha tinha escolhido e fiz uma boa troca. O sorvete que morango era ótimo, com vários pedaços de morango e um morango enorme no palito é bem gostoso.  Porém, me decepcionei um pouco com as opções, talvez a gente tenha dado azar ou fomos tarde demais, afinal era domingo a noite.

140616-mexico-servico

Anúncios

2 comentários sobre “O México em São Paulo

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s