A Croácia em São Paulo

140612-06

casalnacopa-bar-01

Muito se fala da Copa, que vai começar hoje, que o Brasil vai vencer e tudo mais. Mas, você tem alguma ideia de quem são seus adversários? Você sabe, por exemplo, onde ficam esses lugares, ou mais importante, o que eles comem? Pensando nisso decidimos, porque não, unir as duas coisas que adoramos por aqui: comida e futebol. Então começa aqui o Casal na Copa, especial que vai durar até o final do torneio, sempre trazendo um pouco mais sobre os oponentes da seleção canarinho! O primeiro deles é a Croácia, país que fica ali no leste da Europa, junto de várias outras ex-partes da antiga União Soviética. Se antes era conhecida como Iugoslávia, foi em 1991 que eles conseguiram a independência, e logo sete anos depois participaram da primeira Copa, em 1998. Foi quando surgiram para o futebol, chegando ao surpreendente terceiro lugar e alçando Davor Šuker como goleador do torneio. Em 2014 a Croácia disputa pela quarta vez, e pela segunda faz seu primeiro jogo contra o Brasil. Lembra daquele 1×0 sofrido em 2006?

Certamente os quatro milhões de croatas devem se lembrar, até porque foi por pouco, se não fosse aquele gol salvador do Kaká. Neste ano, em um grupo junto dos anfitriões e as seleções de Camarões e México, o time comandado Niko Kovač enxerga com bons olhos uma classificação para a próxima fase, e quem sabe escrever novamente o nome do país na história do torneio. Mas ganhando ou perdendo, não tenha dúvida de que o pessoal por lá vai assistir os jogos com muita festa e comida, da mesma maneira que nós. E aí surge aquela pergunta: o que comem os croatas?

barra-post-galeriafotos

barra-post-ela

Eu e o Rapha decidimos fazer esses especial da Copa por simplesmente amar futebol. Então nada melhor do que homenagear o maior e mais esperado evento futebolístico de todo!Resolvemos então experimentar as comidas típicas dos adversários do nosso país, e logo para começar, Croácia. Nunca tinha ouvido falar e comida croata e nem mesmo em SP tem um restaurante de comida croata mas, achamos um clube (Croatia Sacra Paulista) que é especificamente para croata ou descendentes deles.

E quando procuramos descobrimos que o clube iria fazer uma festa junina com comida e tradições do país, quando chegamos lá me senti um pouco intrusa porque simplesmente eles usam a camiseta da seleção da Croácia e falam croata!! Exatamente, croata, e a gente se sentiu estranho pois não conhecíamos ninguém. Mas ele foram todos muito simpático explicaram o que cada um daqueles nomes impronunciáveis eram.

Vamos a eles então, eu pedi um Ćevapčić que é um bolinho feito de carne moída, cebola e alho salteado dentro de um pão chamado Pita, que é o pão sírio ou árabe, mais massudo para dar resistência ao lanche. A carne é divina, extremamente saborosa, porém o pão é muito grande e acaba ficando muito seco quando chega no final do prato.

Como tinha também sobremesas típicas resolvemos também descobri o que era cada um e pedimos três: o Pite, o Kolači e o Kiflice, doces de maçã, damasco, e uma bolacha pascal, respectivamente. Dos três o que mais gostei foi da bolacha mesmo, porque os outros dois doces eram muito seco e massudos.

barra-post-ele

Primeiro temos que deixar uma coisa clara: não existe um restaurante croata em São Paulo. Pelo menos o Santo Google não achou, nem ninguém que conhecíamos em nosso círculo de amizades. Só que isso não seria um problema pra gente, pois encontramos o simpático clube Croatia Sacra Paulistana, que fica ali na Conceição. Eles não têm um restaurante que serve diariamente a culinária croata, mas sempre estão com algum evento com os quitutes locais. E aproveitamos o mês de junho, que é conhecido por ter as festas… juninas, pra dar uma olhada no que tem de bom!

E tem muita coisa, para minha surpresa. Não que esperasse o pior, mas não tinha ideia de qual era a culinária local. Até dei uma olhada no cardápio da festa, mas meu croata é muito, mas muito incipiente, e aquele monte de consoante junta não ajudava. Nada que um contato visual não desse um jeito. Dois pratos podiam ser considerados os principais do cardápio: o Sarma e o Ćevapčić. E a sua cara de espanto foi a mesma que a minha no momento. Só que atrás de dois nomes difíceis estão dois sabores muito bons. Na partilha das coisas, fiquei com o primeiro prato, enquanto a Na era responsável por decorar o segundo (claro que eu não deixei de experimentar todos).

Sabe aquele charuto de repolho, que é bem conhecido na cozinha árabe? Então, é bem parecido. Pensa mais ou menos nisso, e incrementa com mais carne de porco defumada, línguiça e temperos locais. O resultado é um saboroso prato que satisfaz qualquer estomago com fome. Tudo bem que a apresentação não é a da mais bonita, mas faz parte. Se tiver a oportunidade de experimentar, vale a pena, viu?

Em cinco minutos consegui matar toda a comida do meu prato, e como de praxe, fui tentar roubar a comida alheia. No caso, claro que a dela. E nesse momento fiquei triste por não ter escolhido Ćevapčić. Gente, que coisa gostosa. O nome impossível de falar nada mais é que um churrasco croata, com carne moída e algumas especiarias pra dar aquele toque especial, algo que poderia facilmente ficar comendo durante o jogo inteiro. Na festa do clube a carne foi servida em um sanduíche com pão pita, que até era gostoso, mas bem massudo. E não sei se fazem parte da culinária local alimentos massudos, tive essa dúvida depois de experimentar além do churrasco, o Pite, que é um doce de maçã, com cara de bolo.

Não foi só esse o doce: nas barraquinhas eram servidos o Kolači, uma trouxinha de damasco e o Kiflice, uma ‘releitura’ daqueles sensacionais biscoitos dinamarqueses. Sabe? Aqueles da lata redonda que você provavelmente adora. E pra falar, se os pratos salgados são gostosos, os doces também! Embora essa característica apareça em boa parte deles, nada tira os pontos do bom sabor. De verdade, é uma culinária que você deveria experimentar. Uma pena que não existe um mísero lugar vendendo comida croata em São Paulo! Ou tem, e a gente não sabe?

140612-croacia-servico

Anúncios

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s