Pastel da Maria, em Pinheiros

140324-pastelmaria-05

Vencedora do prêmio de melhor pastel de São Paulo por vários anos, dona Maria (a mesma que dá nome ao lugar) expandiu seus horizontes algum tempo atrás, deixando de trabalhar apenas nas feiras semanais. Na Fradique Coutinho fica instalada a primeira loja física do famoso Pastel da Maria, que fomos visitar em um dia de fome. Dá uma olhada no que a gente achou.

Ela

O pastel da Maria se tornou famoso pela presença da barraca na feira da Praça Charles Muller, a praça do estádio do Pacaembu. Eu amo pastel, na verdade acho que todos amam, porque na massa ninguém erra e o recheio é sempre o seu preferido. Além é claro de ser fritura e como sempre falo, se a gente fritar pedra, ela fica boa.

Eu não sabia que ela já tinha loja física, e por sinal são 5, e quando o Rapha falou para jantarmos lá não pensei duas vezes. Chegamos 19h30 e fechava às 20h, por isso estava bem vazio, mesmo assim as atendentes foram atenciosas. O ambiente não é para um jantar romântico, é bem estilo feira mesmo, mas se os dois gostarem de pastel não percam tempo e corram para lá!

Como não gosto de fugir do comum pedi o bom e velho Pastel de Calabresa com Queijo. E como sempre, não errei no pedido, pastel bem recheado e acompanhado de vinagrete e molho de alho foi a combinação perfeita. Realmente dá pra entender o motivo dos vários prêmios que o pastel da Maria já ganhou.

Depois pedimos um pastel de chocolate, que era incrível, porém, bem menos recheado do que os salgados. As opções do cardápio são muito variadas, tanto salgada, doce, opções especiais e também salgados como coxinha, kibe, bolinha de queijo,bolinho de ovo (ECA!) e bolinho de carne.

Ele

Pastel é uma iguaria única. Tipicamente brasileiro, como tudo o que é bom é, serve pra matar a fome naqueles curtos momentos de tempo livre. Ou naqueles momentos onde o dinheiro do mês acabou e você é obrigado a almoçar isso na feira mais próxima. Seja qual for sua necessidade, o Pastel da Maria se mostra como uma opção muito válida. Estive com a Na recentemente depois do trabalho (eu trabalho em Pinheiros, não sei se já deu pra perceber) pra mostrar pra ela o lugar.

Chegamos lá por volta das 19h30, por isso a loja estava um pouco mais vazia que o habitual (nota mental pro leitor: durante o almoço, prepare-se para uma leve fila). Já visitei várias vezes a Maria, e sempre achei o atendimento muito receptivo. As meninas que atendem são bem atenciosas e tiram qualquer dúvida do cliente sobre o cardápio da casa.

Falando sobre o cardápio, não existe nada muito complexo, afinal, estamos falando de uma pastelaria. Algumas opções salgadas, algumas doces, além de salgados e um menu infantil. Pra beber o local oferece, pra quem gosta, caldo de cana, o que dá aquela cara de feira pra lugar. Tentei sair um pouco do lugar comum e escolhi o Pastel Especial de Carne, que custa R$ 9. Cheio de carne, queijo, presunto, ovo e azeitona, é uma boa pedida pra quem realmente está com fome, mas quer gastar um pouco menos. Considerando que cada pastel custe em torno de R$ 5, pagar esse valor em um quitute maior (é quase o dobro do pastel comum) vale a pena.

Diferente do que encontramos em algumas feiras pela cidade, o pastel não é recheado de ar, mas tem bastante, bastante mesmo, de todos os ingredientes. E a combinação orna bem, ainda que carne e presunto possam parecer estranhos à primeira vista. Pra resolver essa questão, o queijo destrói qualquer possibilidade dessa combinação estragar seu pastel, ainda mais quando salpicado de ovo. Uma pena que tem azeitonas, porque eu odeio azeitonas.

Tudo isso é complementado, e aí está um dos diferenciais da casa, pelo molho de alho que acompanha todo pastel salgado. Uma mistura de vários ingredientes secretos em um potinho deixa qualquer pastel mais gostoso. De verdade, mesmo que você não seja um grande fã de alho, tenta experimentar e ver o quanto é bom.

Famosa também pelas variações doces, a Maria tem no cardápio quatro tipos de pastel pra quem gosta de um açúcar: banana, doce de leite, chocolate e romeu e julieta. Escolhemos o Pastel de Chocolate, pra dividir entre os dois. Como de costume, o pastel vem cortadinho tipo aperitivo, como dá pra ver na foto, e satisfaz uma pessoa (até duas, no nosso caso). Vale destacar, negativamente, que o recheio se concentra no centro do pastel, fazendo com que as bordas tenham apenas o bom e velho ar – acompanhado de açúcar e canela, pelo menos.

Anúncios

Um comentário sobre “Pastel da Maria, em Pinheiros

Gostou? Deixa aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s